Municípios da AML reabilitaram e entregaram 7.000 fogos em quatro anos
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) está a preparar um novo modelo para agilizar a reabilitação e manutenção do parque habitacional público, através de um acordo-quadro desenvolvido em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O objetivo é simplificar os processos de contratualização das obras e aumentar a capacidade de resposta das autarquias. Desde 2021, os 18 municípios que compõem a AML já entregaram ou reabilitaram cerca de 7.000 habitações, segundo dados da própria entidade.
Atividade na reabilitação urbana mantém dinamismo e acelera 9,3%
No passado mês de setembro de 2025, registou-se uma aceleração da trajetória de crescimento do índice nível de atividade na reabilitação urbana, com uma variação homóloga de +9,3%, como demonstram os dados obtidos pela AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas –
IVA na reabilitação urbana: Fisco acerta contas com construtoras
Várias empresas ligadas ao setor da promoção imobiliária e construção terão pago IVA a menos em empreitadas de reabilitação urbana (6% em vez de 23%), estando agora a ser contactadas pelo Fisco para fazer o acerto de contas. Em causa está um esclarecimento do Supremo Tribunal Administrativo que apanhou o setor de surpresa em março, tendo a Autoridade Tributária (AT) avançado com a emissão de liquidações adicionais de IVA em projetos imobiliários nos últimos meses.
M-ODU: antigo Matadouro no Porto renasce com investimento de 40 milhões
O M-ODU abre no próximo verão no antigo Matadouro Industrial de Campanhã, no Porto, com nove edifícios para escritórios e oito mil metros quadrados para galerias e equipamentos públicos, representando um investimento de 40 milhões de euros. As obras estruturais de reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, no Porto, vão terminar ainda este ano e durante o mês de dezembro, todos os espaços serão entregues em regime de ‘core & shell’, onde as infraestruturas estão todas feitas, permitindo que os primeiros inquilinos possam avançar para os acabamentos finais.
Porta da Frente Christie's cria área dedicada à reabilitação urbana
A Porta da Frente Christie's tem uma nova área de negócio. A nova aposta da mediadora imobiliária é dedicada ao 'Property Development', de modo a apoiar promotores e investidores a identificar, adquirir e desenvolver terrenos e edifícios para reabilitação.
Requalificação de 22 escolas gera polémica entre autarquias e Estado
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considerou, no dia 16 de setembro de 2025, que a abertura do concurso com verbas do Banco Europeu de Investimento para obras de requalificação em apenas 22 escolas “constitui um total desrespeito pelos municípios”.
Hotel BOHOPO Formosa nasce numa antiga fábrica de chocolate no Porto
O Porto prepara-se para ganhar um novo hotel boutique no centro da cidade com a construção do BOHOPO Formosa, um projeto de reabilitação urbana que ocupará o lugar de uma antiga fábrica de chocolate. A empreitada, adjudicada à MAP Engenharia e Construção, visa transformar o espaço preservando a fachada original, mas demolindo o restante edifício para construir uma nova estrutura de 2.500 metros quadrados (m2).
Antigo edifício de habitação ganha nova vida: assim é o Hotel Palmira
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez destaca-se um projeto nascido em Lisboa, na Rua Palmira, em pleno bairro de Arroios.
Casas turísticas: “A excelente alternativa para a reabilitação urbana”
A reabilitação urbana tem ajudado a dar luz às cidades portuguesas, oferecendo nova vida a imóveis devolutos, e não apenas na área residencial.
Reabilitação urbana: IVA a 6% só é aplicado a obras antigas aprovadas
As reabilitações urbanas com licenciamento pedido ou aprovado antes de outubro de 2023 só podem beneficiar do IVA de 6% se uma autarquia tiver aprovado previamente uma Operação de Reabilitação Urbana para a zona do projeto.A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) só aceita a aplicação do IVA reduzid
Alexandre Herculano 53: edifício de escritórios em Lisboa ganha nova vida
Chama-se Alexandre Herculano 53 e é um edifício de escritórios que promete redefinir os padrões do setor em Lisboa. Localizado a poucos metros da Avenida da Liberdade, em plena zona prime da cidade, o projeto será alvo de uma reabilitação total e tem conclusão prevista para 2028, estando a ser comercializado, em regime de co-exclusividade, pela WORX Real Estate Consultants e pela Dils Portugal.
Edifícios junto à Ponte Luis I serão reabilitados – e haverá um jardim
A Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira (21 de julho de 2025), por unanimidade, a delimitação da “Unidade de Intervenção de Santa Clara”, que vai permitir reabilitar edifícios junto à Ponte Luis I, criar um jardim e um “ascensor” a ligar o Túnel da Ribeira a esta zona do Centro Histórico.
Porto vai reabilitar edifício para instalar sede do Balleteatro
A Câmara do Porto, através da empresa municipal Go Porto, adjudicou por 2,7 milhões de euros a reabilitação de um edifício, no Centro Histórico, para lá se instalar a sede do Balleteatro, que se encontra no Coliseu desde 2015.O edifício que vai ser alvo de reabilitação pertenceu à União de Freguesia
PRR: municípios da AML entregaram casas a mais de 5.000 famílias
Mais de cinco mil famílias da região de Lisboa receberam, até ao início de julho, casas no âmbito de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou esta segunda-feira (14 de julho de 2025) a Área Metropolitana de Lisboa (AML).
“Arrendamento de médio prazo está a ganhar força em Portugal”
Ankit Ruia nasceu no Reino Unido e mudou-se para Portugal em 2020, tendo, no ano seguinte, fundado a empresa Sempre Fixe, que se especializou “na aquisição, reabilitação e gestão de imóveis residenciais em Portugal, particularmente na Grande Lisboa e Setúbal”, revela ao idealista/news. “Em pouco mais de quatro anos, passámos da gestão de três apartamentos no Barreiro para um portfólio de mais de 250 unidades com uma taxa de ocupação de 96-98%”, conta, salientando que o “arrendamento de médio prazo está a ganhar força (no país), sobretudo entre os trabalhadores remotos e os expatriados”.
A fascinante história desta oficina ferroviária holandesa
Durante muito tempo, acreditava-se que o património dos edifícios industriais tinha um valor histórico inferior ao de outros elementos, como palácios, catedrais ou outros tipos de construções.
Setúbal vai reabilitar edifícios históricos para dar casas temporárias
A Câmara Municipal de Setúbal vai avançar com a reabilitação de edifícios no centro histórico da cidade, com o objetivo de alojar temporariamente vítimas de violência doméstica e pessoas em situação de sem-abrigo.
Edifício Abel Salazar no Porto ganha nova vida com reabilitação
O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) inaugurou na sexta-feira, dia 23 de maio, as obras de reabilitação do Edifício Abel Salazar, orçadas em 10 milhões de euros e que permitirão alargar a oferta formativa no Porto a partir de setembro.A obra foi cofinanciada pelo ICBAS e pela Reit
“Os preços vão continuar a subir no segmento de luxo”
O segmento residencial de luxo em Portugal tem resistido, e até crescido, durante as crises que abalam o setor e a economia, desde a instabilidade política e legislativa em Portugal à subida da inflação e das taxas de juro – que agora estão a baixar –, passando pela pandemia, guerras e tarifas de Trump. Este é, ainda, um nicho de mercado atrativo para investidores nacionais e estrangeiros e “onde a escassez de stock continua a sustentar a procura”, segundo revela ao idealista/news Diogo Lopes da Costa, CEO & Founder da A&D Consulting. E o especialista antecipa que, por tudo isto, “os preços vão continuar a subir no segmento de luxo, especialmente em zonas como Cascais, Estoril e Lisboa, onde a escassez de oferta se mantém”.
Viseu investe 700 mil euros para converter escolas em casas
A Câmara de Viseu vai investir mais de 700 mil euros para transformar os edifícios das antigas escolas de Silvares de Côta, Couto de Baixo e Cruzeiro em habitações, disse à agência Lusa o presidente do Município.
Browers Beato: cervejeira vence prémio nacional de reabilitação
O edifício da cervejeira Browers Beato, no Beato Innovation District, em Lisboa, foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025, na categoria “Melhor Intervenção Inferior a 1.000 m2 – Comércio e Serviços”.
Alcanena inicia obra de 2,5 milhões para regeneração urbana da vila
A Câmara de Alcanena consignou a empreitada do "Projeto Couros", um “momento marcante” que dá início à reconversão do casco histórico da vila, com "renaturalização" ambiental e “requalificação" arquitetónica de uma área de 2,5 hectares, anunciou o município.
Falta de mão de obra trava concursos e obras públicas
A execução de obras públicas em Portugal está a ser travada por uma tempestade que combina falta de mão de obra, custos de construção em alta e pressões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). De norte a sul, multiplicam-se os concursos públicos vazios, colocando em risco prazos e metas, sobretudo na habitação e reabilitação urbana.
As soluções dos arquitetos para a habitação e gestão do território
A Ordem dos Arquitetos (OA) divulgou esta quarta-feira (30 de abril de 2025) um documento dirigido aos partidos políticos, em plena pré-campanha eleitoral, propondo soluções para problemas nacionais da habitação, planeamento urbano, mobilidade e gestão do território, que entende serem "incontornáveis na agenda política nacional".
Lançado novo concurso para requalificação da Biblioteca Pública do Porto
A Câmara do Porto lançou um novo concurso para a reabilitação da Biblioteca Pública Municipal, que aumenta para 34,5 milhões de euros o preço base e prolonga a sua conclusão para 2028.