reabilitação urbana

Semana da reabilitação urbana regressa ao Porto de 6 a 8 de novembro

A semana da reabilitação urbana (SRU) está de regresso ao Porto nos dias 6, 7 e 8 de novembro. O certame, que irá juntar player nacionais e internacionais do setor para debater o movimento de regeneração e renovação urbanística em Portugal, vai realizar-se nas Caves Ferreira – Casa Ferreirinha, marginal do Rio Douro, no centro histórico de Vila Nova de Gaia.
Reabilitação urbana continua a crescer

Reabilitação urbana continua a crescer

A reabilitação urbana manteve uma trajetória positiva (e ascendente) ao longo de 2017 e está a reforçar a tendência de crescimento. De acordo com o barómetro da AICCOPN, a atividade registou um aumento de 4,3% em novembro, pelo que o ano terminará em alta.

Novo regime de afetação de imóveis do Estado para arrendamento publicado em DR

O novo regime especial de afetação de imóveis do domínio privado da administração direta e indireta do Estado ao Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) foi publicado esta quarta-feira (dia 6 de dezembro) em Diário da República (DR). Este fundo será orientado para a realização de projetos de reabilitação de imóveis que estejam devolutos ou desocupados para arrendamento, promovendo a regeneração urbana e o combate ao despovoamento dos centros das cidades.
Reabilitação urbana: há em Portugal 1,5 milhões de casas a precisar de intervenções

Reabilitação urbana: há em Portugal 1,5 milhões de casas a precisar de intervenções

“A reabilitação urbana está a ter uma dinâmica positiva bem visível”, mas há ainda um longo caminho a percorrer, até porque “o parque habitacional continua profundamente degradado”, alertou Reis Campos, presidente da CPCI. Segundo o responsável, “de um total de quase 5,8 milhões de habitações existentes no país, 1,5 milhões necessitam de intervenções”. Para tal será necessário investir cerca de 38 mil milhões de euros.
Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado criado até final de outubro

Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado criado até final de outubro

A criação do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado deve estar concluída até 31 de outubro, de acordo com a resolução publicada em Diário da República dia 1 de setembro. Quer isto dizer que o Governo tem agora menos de dois meses para criar o veículo que terá como principal missão reabilitar edifícios públicos e privados de forma a promover arrendamento a preços acessíveis.

Porto começa a entregar casas reabilitadas no centro histórico em setembro

Será já no próximo mês de setembro que a Câmara Municipal do Porto vai começar a entregar as casas que estão a ser recuperadas no centro histórico da cidade, no âmbito do programa de reabilitação no valor de quatro milhões de euros que a autarquia tem em curso. O objetivo é promover o regresso ao "coração" do Porto de famílias que vivem atualmente em bairros periféricos da Invicta.
Antigo Matadouro do Porto vai “renascer das cinzas” com investimento de dez milhões

Antigo Matadouro do Porto vai “renascer das cinzas” com investimento de dez milhões

Os quase 30 mil m2 do antigo Matadouro Municipal do Porto, na Campanhã, abandonados há décadas, estão em vias de ganhar uma nova vida. O projeto de 10 milhões de euros, que irá comportar uma “Área de Empresas Criativas e Tecnológicas”, o “Museu da Indústria” e uma valência dedicada à “Arte e Comunidade”, foi apresentado internacionalmente na quinta-feira (dia 14) em Milão, Itália, durante a 21ª Trienal de Artes, Design e Arquitetura.