Comentários: 0
Subida de 15% no preço das casas em Portugal motivada pelo turismo, diz o FMI
idealista/news

O preço das casas em Portugal aumentou 15% num período de apenas dois anos e o principal motor deste crescimento é o turismo. A conclusão consta do último relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a economia portuguesa, revelado na passada sexta-feira.

A instituição liderada por Christine Lagarde, segundo noticia o Correio da Manhã, diz que a procura de Portugal como destino turístico levou quer a um grande crescimento da reabilitação de imóveis para arrendamento (alojamento local), quer a uma subida importante no investimento direto na compra de imóveis. 

Vários especialistas que trabalham no mercado imobiliário mostram-se de acordo com a avaliação feita pelo FMI, e apontam o mercado francês e brasileiro como a principal origem do investimento em imobiliário nacional. 

Investimento estrangeiro, mas também português

"Existe muito investimento brasileiro que estava sediado em Miami e que, por força da incerteza criada pela eleição de Donald Trump, se voltou para Portugal", disse um dos mediadores contactados pelo CM, acrescentando: "Existem cidadãos brasileiros com capacidade económica a comprarem muitas casas de 300 e 400 mil euros, e a arrendarem imóveis da Quinta da Marinha [Cascais] com rendas de 20 mil euros." 

Mas existe uma outra que está a dinamizar o mercado imobiliário; os portugueses estão a investir em casas como alternativa às baixas taxas de juro oferecidas pelos bancos, e devido à desconfiança que os escândalos no setor bancário criaram nos aforradores. Com mais de 70% dos depósitos a prazo simples a renderem taxas anuais abaixo dos 0,5% (segundo os últimos dados do Banco de Portugal), os portugueses compram cada vez mais casas, acrescenta o diário com base nos especialistas ouvidos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade