
A capital continua a receber estudantes vindos de todos os distritos do país, depois de terem sido divulgados os resultados da 1ª fase de candidaturas ao ensino superior. A verdade é que encontrar a casa perfeita - e a um preço razoável - pode ser uma verdadeira dor de cabeça. A pensar nisso, e nas dificuldades que poderás encontrar, vamos apresentar-te as freguesias de Lisboa onde arrendar casa sai mais barato.
Por esta altura a maiora dos recém-chegados à cidade já encontrou casa, ou quarto. Mas Lisboa ainda não recebeu todos os seus novos inquilinos, já que falta divulgar as listas de resultados da segunda e terceira fases de candidaturas ao ensino superior, em setembro e outubro, respetivamente.
A pensar nas dificuldades dos estudantes, a Proteste Investe da DECO analisou a oferta de alojamento existente nas freguesias que circundam as principais universidades de Lisboa - e o Diário Imobiliário reuniu a lista de freguesias da cidade onde arrendar quarto ou apartamento é mais barato.
A melhor solução
Arrendar um quarto (com despesas incluídas) ou dividir um T2 com teu melhor amigo pode ser a melhor solução. Esta foi uma das conclusões do estudo da Proteste Investe, depois de analisar as 8614 ofertas para arrendamento junto das principais instituições, e de ter feito um levantamento dos preços para apartamentos com um ou dois quartos, estúdios e quartos individuais.
A análise revela que 76% da oferta para arrendamento se concentra nos quartos individuais - que normalmente surgem como a melhor opção, já que todas as despesas estão incorporadas no preço.
E se o arrendamento de um quarto for o teu objetivo, então fica a saber que a freguesia de Marvila é aquela que oferece as melhores condições de poupança (regista um preço médio de 302 euros), seguida da Ajuda (320 euros) e de Benfica (346 euros). Por outro lado, a freguesia onde sai mais caro arrendar um quarto é a de Santa Maria Maior, onde os valores médios podem atingir os 550 euros. Antes desta só mesmo o Parque das Nações, onde os preços chegam aos 467 euros.
Como conseguir o mais barato
Se a poupança estiver no topo das tuas prioridades, nota que os apartamentos T1 não são uma boa opção. Aliás, são mesmo a opção mais dispendiosa - já que o preço médio de todos os anúncios ronda os 880 euros. A freguesia da Ajuda fica com o primeiro lugar (650 euros) e a de Santo António (1300 euros) com o último.
Apesar disso partilhar casa poderá compensar, se tiveres um amigo com quem o possas fazer. Nesse caso, arrendar um apartamento T2 pode ser benéfico já que todas as despesas serão divididas. Também nesta tipologia a freguesia da Ajuda volta a ser a mais barata (857 euros) e a de Santo António a mais cara (1699 euros).
Para poder comentar deves entrar na tua conta