Construção de residências de estudantes

Beja e Valença com residências de estudantes de "construção inovadora"

O Grupo Casais foi selecionado, em concurso público, para a conceção e construção de duas residências de estudantes, em Beja e Valença, com soluções próprias industrializadas ‘off-site’. As duas unidades terão 327 e 32 alojamentos, respetivamente. Trata-se de uma “solução de construção inovadora, que é o sistema híbrido e o método CREE Buildings”, diz António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
Joivy aposta forte no mercado imobiliário em Portugal

Joivy tem novo responsável na Ibéria – e coliving é aposta em Portugal

A Joivy anunciou no final do ano passado o arranque da operação em Portugal, reunindo sob uma única identidade a experiência e especialização da DoveVivo, da ALTIDO e da Chez Nestor. Recentemente, em entrevista ao idealista/news, Giulio Limongelli, Managing Director da empresa, revelou que esta geria “um portfólio de 370 imóveis entre Lisboa e o Porto”. Desde o início do ano a Joivy tem, no entanto, um novo Diretor Geral para a zona Ibéria, Davide Ravalli. Para Portugal, assegura o responsável, existe a ambição de conseguir gerir um edifício inteiramente dedicado ao coliving. 

Residências de estudantes: "Licença de uso específica” aumentava oferta

A crise na habitação atinge vários segmentos do setor imobiliário em Portugal, sendo o alojamento estudantil um deles. Um estudo recente da JLL confirmou isso mesmo, concluindo que faltam cerca de 46.000 camas em residências de estudantes em Lisboa e no Porto. Significa isto, portanto, que continua a haver um grande desequilíbrio entre a oferta e a procura. Como resolver este problema? Para aumentar a oferta, será necessário "agilizar processos de licenciamento e, acima de tudo, criar uma licença de uso especifica de residências de estudantes, que não existe”, adianta Maria Empis, Head of Work Dynamics da JLL, em entrevista ao idealista/news. 
Ave Park

Guimarães vai ter residência de estudantes inovadora feita em madeira

O Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark, situado em Guimarães, vai receber um novo edifício destinado ao alojamento de estudantes universitários. A residência terá três pisos e será construída em madeira, numa parceria inédita e pioneira em Portugal que irá juntar a Carmo Wood e a PORTILAME.
Residência de estudantes em Odivelas

Vai nascer no Mosteiro de Odivelas uma… residência universitária

O espaço histórico do Mosteiro de Odivelas, cidade localizada nos arredores de Lisboa, vai acolher uma residência de estudantes com 204 camas (52 quartos duplos e 100 individuais). As obras de requalificação estão a decorrer – começaram em novembro de 2023 – e a nova residência do Iscte – Instituto Universitário deverá entrar em funcionamento no ano letivo de 2025/2026.
Hotel da Escola de Hotelaria e Turismo será residência de estudantes

Hotel da Escola de Hotelaria e Turismo será residência de estudantes

O hotel da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – de aplicação para ações formativas – vai ter um novo uso, passado a funcionar como residência de estudantes a partir do próximo ano letivo. Em causa está um edifício anexo à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, localizado na Rua Saraiva de Carvalho. O objetivo é aumentar a oferta de alojamento neste segmento do mercado. 
Residências de estudantes em Lisboa

Residência de estudantes em construção em Lisboa comprada pela Ageas

O Grupo Ageas Portugal comprou uma residência de estudantes em Lisboa, na zona de Belém, que está ainda a ser construída. Em causa está a Odalys Campus Lamas, que será administrada pelo grupo francês Odalys e terá 124 quartos combinados. Deverá abrir portas este verão e o projeto foi concebido pelo arquiteto Capinha Lopes.
Residência de estudantes em Sines

Câmara de Sines cede terreno para residência de estudantes

A Câmara de Sines (Setúbal) cedeu um lote de terreno ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para a construção, em 2024, de uma residência de estudantes, com 45 camas, num investimento de 1,9 milhões de euros. Em comunicado, o município indicou que, na segunda-feira (18 de , foi assinada a escrit