Comentários: 0
Agência de rating DBRS em alerta com preços das casas em Portugal
Em zonas como Lisboa podem surgir casos de especulação no mercado imobiliário, avisa a DBRS. GTRES

A DBRS diz que a recuperação do mercado imobiliário em Portugal ainda é vista como "favorável, especialmente para os bancos", mas avisa que "fortes aumentos nos preços das casas, se demasiado prolongados no tempo, podem gerar preocupação e podem criar um problema de sustentabilidade". Sem falar em bolha imobiliária, a agência canadiana de rating mostra-se preocupada com casos de "especulação" e diz que "os desenvolvimentos no mercado imobiliário residencial justificam monitorização".

Numa nota divulgada na semana passada sobre o sistema financeiro português, a casa de notação financeira lembra que, desde o primeiro trimestre de 2015, o preço das casas já cresceu um total de 25% e que, só no segundo semestre do ano passado, o aumento chegou a atingir 10%.

A DBRS - que permitiu a Portugal manter o financiamento junto do Banco Central Europeu (BCE) nos anos da crise - considera que, de momento, os preços são para adequados face à situação do país, mas alerta que "em determinadas áreas, a especulação pode surgir".

Com base em dados do Banco de Portugal, aponta que em Lisboa, no Porto e no Algarve a subida dos preços tem sido mais acentuada, sendo impulsionada pela forte procura de estrangeiros e pela atividade turística. Ainda assim, considera que esses aumentos acontecem ainda num contexto de "falta de oferta de casas e não por uma rápida expansão do crédito total".

A agência - que foi a única das maiores mundiais a manter a dívida portuguesa fora do lixo durante o resgate da troika - , avalia como positiva a evolução do crédito malparado e as medidas do supervisor do sistema fianceiro para limitar a evolução dos empréstismo (ao consumo e à habitação), nomeadamente colocando tetos nas taxas de esforço das famílias.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade