Diz-me quanto ganhas e dir-te-ei que casa podes ter... consoante a localização

Diz-me quanto ganhas e dir-te-ei que casa podes ter... consoante a localização

O esforço financeiro que se tem de fazer para comprar uma casa difere de região para região. Além de que os preços dos imóveis variam, também o valor do que se ganha é distinto. Em Lisboa, por exemplo, um casal com um salário médio tem condições para adquirir um lar de 52 metros quadrados (m2), enquanto no Porto poderia chegar a uma área de 74 m2. Optar por viver num município contíguo aos principais centros urbanos pode ser a solução para quem procura mais espaço e tem menos capacidade financeira.
Portugal é o 11º país do mundo onde mais subiu o preço das casas

Portugal é o 11º país do mundo onde mais subiu o preço das casas

A nível global está a registar-se um abrandamento no custo da habitação, mas na Europa e na Ásia os preços continuam em alta. Esta mesma tendência verifica-se em Portugal, que subiu para o 11º lugar do ranking mundial - num total de 45 países analisados - até ao terceiro trimestre de 2018, com um aumento de 1.95% (ajustado à inflação), face ao período homólogo.
Banco de Portugal admite sobrevalorização nos preços das casas

Banco de Portugal admite sobrevalorização nos preços das casas

O BdP reconhece que, nos trimestres mais recentes, têm-se registado sinais de sobrevalorização dos preços do imobiliário residencial em termos agregados, mais acentuados nas cidades de Lisboa, Porto e Faro. Esta evolução resulta da forte dinâmica do turismo e do investimento direto por não residentes, bem como da recuperação da economia portuguesa, que contribuiu para a melhoria da perceção dos investidores nacionais e internacionais.

Portugal regista terceira maior subida de preços da habitação na Europa

Depois da Eslovénia (13,4%) e da Irlanda (12,6%), foi Portugal o país que viveu a maior subida de preços da habitação (11,2%) no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2017. Tanto na zona euro como na União Europeia (UE), os custos de uma casa subiram 4,3%, face ao período homólogo, segundo os dados mais recentes do Eurostat. 
Vendem-se mais casas usadas que novas (e preço está a subir o dobro)

Vendem-se mais casas usadas que novas (e preço está a subir o dobro)

As casas têm vindo a subir constantemente em Portugal e o aumento médio nacional dos preços é, sobretudo, mais significativo nas habitações usadas, ainda que os imóveis novos também estejam mais caros e se vendam cada vez mais. No total, o valor das vendas no segundo trimestre deste ano atingiu os 6,2 mil milhões de euros, mais 34,9% do que no mesmo período de 2017. Tudo isto (e muito mais que te contamos agora) mostram os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Escalada dos preços das casas ameaça economia portuguesa, avisa FMI

O mercado imobiliário em Portugal constitui um perigo para o sistema financeiro e para as economia nacional e europeia. O aviso é dado pelo FMI, no mais recente relatório sobre a Zona Euro. No panorama nacional, várias entidades, tais como o Banco de Portugal e a CMVM, têm vindo a fazer soar os alarmes no mesmo sentido.

Casas na capital vendidas até 35% acima da avaliação bancária

As casas na zona da Grande Lisboa estão, de uma forma geral, a ser comercializadas acima das avaliações bancárias - que servem de referência aos contratos de crédito à habitação. No total, há 18 municípios em que se verifica este cenário, chegando o preço de venda a superar em até 35% o valor dado pelos bancos aos imóveis, segundo uma análise da Proteste Investe.
CMVM preocupada com sustentabilidade do mercado imobiliário em Portugal

CMVM preocupada com sustentabilidade do mercado imobiliário em Portugal

Aumento pronunciado dos preços dos imóveis em Portugal nos últimos anos, acima das rendas associadas e dos rendimentos das famílias, motiva alerta do regulador dos mercados financeiros. CMVM diz que política monetária do BCE e baixas taxas de juros, a par do interesse dos investidores internacionais, explicam este contexto.
Venderam-se 153.292 casas no ano passado (420 por dia). E preços subiram 9,2%

Venderam-se 153.292 casas no ano passado (420 por dia). E preços subiram 9,2%

Nunca se venderam tantas casas em Portugal. Nem tão caras. Ao todo foram transacionadas 153.292 casas em 2017, mais 26.186 (20,6%) que em 2016. Estamos a falar de 12.700 imóveis por mês, o equivalente a 420 por dia, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). As vendas cresceram, e os preços também: subiram a uma média anual de 9,2%.
Comprar casa na Madeira custa em média 1.063 euros por m2

Comprar casa na Madeira custa em média 1.063 euros por m2

O preço do metro quadrado (m2) na Madeira continua a subir. E a toda a velocidade. O preço médio dos alojamentos familiares fixou-se nos 1.063 euros por m2 no segundo trimestre, um valor que se encontra bem acima da média nacional (896 euros por m2). Os dados são da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) e revelam ainda que nos casos de alojamentos novos o valor sobe para 1.183 euros por m2.