A Invicta está mais viva que nunca. Os seus encantos não passaram ao lado do conceituado jornal britânico Financial Times, que enumerou cinco razões pelas quais vale a pena viver na cidade do Porto. Entre elas estão a arquitetura, o investimento, as paisagens, a gastronomia e a cultura. Mostramos-te agora os motivos pelos quais não deves perder esta cidade de vista.
O jornal britânico começa por elogiar a cidade, referindo que tem “muito mais para oferecer além do seu famoso vinho do Porto”. O Porto, diz o Financial Times, oferece história, paisagens espetaculares e alguns dos melhores pratos da cozinha portuguesa.
Arquitetura
A publicação sublinha o facto da cidade do Porto ter sido classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1996, conhecida pelos seus edifícios medievais e igrejas barrocas. Um passeio pelas ruas de paralelos da cidade “pode levar-te à Livraria Lello & Irmão”, sugere o FI, adiantando que esta se trata de uma das livrarias mais antigas de Portugal, fundada em 1881. A livraria estilo biblioteca, que combina estilos art nouveau e art deco, projetada pelo engenheiro do século XIX , Francisco Xavier Esteves, “atrai turistas e moradores locais”, aponta.
Pxhere
O FI salienta que a “cidade está longe de estar presa no passado”, referindo a “recente e impressionante” Casa da Música, uma “moderna sala” de concertos do Porto.
Uma cidade para investir
“O mercado imobiliário português não recuperou totalmente da pós-crise económica”, escreve o FI, explicando, no entanto, que os preços estão a subir. Menciona os dados da Confidencial Imobiliário, que preveem que o mercado português cresça 5% nos próximos 12 meses, e coloca a tónica na Invicta, onde se espera que os preços subam mais este ano.
Pxhere
O jornal britânico frisa que a cidade ainda está, ainda assim, mais barata que Lisboa, e que o preço do metro quadrado (m2) é atrativo para quem quer investir.
Passeios pela costa
“Ao contrário de Lisboa, onde uma das praias mais populares, a Praia de Carcavelos, fica a meia hora de comboio, as praias do Porto são de fácil acesso”, nota ainda o FI. A publicação dá como exemplo as praias da Foz do Douro, a 10 minutos de autocarro do centro, e ainda a cidade vizinha de Matosinhos, ideal para “uma caminhada costeira cénica”.
wikimedia_commons
Um lugar com vista
O jornal britânico destaca ainda os diferentes miradouros espalhados pela cidade, as ruas, o rio Douro e a ponte de ferro Dom Luís I, que liga o Porto à cidade de Vila Nova de Gaia. Todos eles lugares com excelentes vistas e paisagens deslumbrantes.
Kelvyn Ornette/Unsplash
Gastronomia
Por fim, e como não podia deixar de ser, o FI faz referência às tripas à moda do Porto, o prato típico da cidade, “que mistura tripas, feijão branco, salsichas ou orelha de porco”, escreve a publicação. O jornal destaca e sugere o Restaurante Escondidinho, como uma das pérolas que pode ser encontrada no centro da cidade.
Para poder comentar deves entrar na tua conta