O complexo habitacional modular é da autoria do estúdio de arquitetura Summary.
Comentários: 0
Seis casas pré-fabricadas de betão incríveis na periferia do Porto
Fernando Guerra

As casas pré-fabricadas continuam a ganhar terreno, e o que se verifica na grande variedade dos projetos que existem, cada vez mais, é a maior qualidade. Desde cabines para fugir da cidade a casas pensadas para se integrarem no ambiente urbano, a versatilidade está a dar-lhes um protagonismo crescente.

Em Portugal, concretamente em Vale de Cambra, uma pequena cidade da área metropolitana do Porto, o estúdio de arquitetura Summary construiu o VDC, um complexo habitacional modular com elementos de betão pré-fabricado. "O projeto consiste num edifício de uso misto, prevendo habitação coletiva e espaços de serviços de uso indefinido, a implantar em Vale de Cambra, junto à estrada nacional 224", referem no site.

Foram utilizados módulos pré-fabricados de betão para acelerar a construção e manter os custos baixos, sendo que o design flexível permite que o conjunto seja expandido ou alterado no futuro.

O rés do chão é composto por painéis estruturais pré-fabricados em todo o seu perímetro." Este piso é concebido de forma absolutamente flexível, sendo possível alterar o número e a disposição das paredes divisórias interiores, ou simplesmente eliminá-las, transformando toda esta área num open-space", lê-se ainda.

Outro elemento muito importante foi evitar o comprometimento da privacidade das diferentes residências. Para tal, foi criado um acesso independente para cada uma, aproveitando a inclinação natural do terreno.

O piso superior é integralmente composto por módulos do Sistema GOMOS. "Considerando que a área máxima a construir legalmente permitida era muito limitada, o espaço vazio exigido é utilizado como separador das várias unidades de habitação. Concebido e licenciado como um projeto de habitação coletiva, com estas separações o projeto incorpora as principais vantagens da habitação isolada: entradas claramente individualizadas e uma completa separação acústica entre as diferentes unidades", lê-se ainda na descrição do projeto.

“O Sistema GOMOS é o resultado de um projeto empresarial de I+D e consiste num sistema modular de betão que apresenta uma resposta precisa e eficiente à necessidade atual de simplificar e acelerar os processos construtivos. É um sistema evolutivo, em que cada módulo sai de fábrica completamente pronto, englobando todos os acabamentos interiores e exteriores, isolamentos, caixilharia, instalação de água e eletricidade e também mobiliário fixo. A montagem do edifício in loco é feita em poucos dias, bastando a junção desses módulos ”.

Os tetos inclinados acrescentam altura extra ao teto e as extremidades de vidro sob os beirais fundos trazem luz ao interior, enquanto as portas de correr economizam espaço.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta