Trata-se, essencialmente, de jovens que vêm para trabalhar, mas também há famílias inteiras com filhos.
Comentários: 2
Mais de 500 habitantes da UE pediram residência em Vila Nova de Gaia no ano passado
Photo by Sergey Dapkus on Unsplash

No ano passado, 541 pessoas provenientes de países que integram a União Europeia (UE), solicitaram registo em Vila Nova de Gaia. Na maior parte dos casos, tratou-se de jovens que vieram morar para o concelho por motivos profissionais, mas o concelho acolheu, também, famílias inteiras com idade média superior a 40 anos, com filhos – essencialmente italianos, com ascendência brasileira.

A autarquia lembra, num comunicado, que o ano de 2020 foi desafiante para todos, e que “houve uma mudança de rotinas, de estilos de vida e, em muitos casos, até de cidade de residência”. Entre os destinos de origem destacam-se a Itália (200), seguida do Reino Unido (70), Espanha (69), França (63), Alemanha (46), Países Baixos (15), Polónia (8), Suíça (6), Áustria (5), Lituânia (5). Quando chegam à cidade, a Câmara Municipal de Gaia “presta o apoio necessário, nomeadamente ao nível do registo na plataforma do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)”.

Depois de seguidos os procedimentos legais em vigor (comprovativo de residência – apresentação de documentos como contrato de arrendamento, escritura de habitação própria, atestado da Junta de Freguesia; documento de identificação válido – passaporte ou cartão de cidadão – e todos os documentos declarados nos termos da lei nº 37/2006, de 6 de agosto), “Vila Nova de Gaia dá as boas-vindas aos seus novos residentes, esperando que viver neste concelho seja uma experiência para a vida”, refere ainda o município.

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

monteiro.demostenes
1 Março 2021, 14:41

"Meio milhão" em comparação com 541... Ufa.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade