Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

União Europeia

Últimas notícias sobre "União Europeia" publicadas em idealista.pt/news

Peso dos impostos recua: Portugal foi o 10º país da Zona Euro onde a carga fiscal mais caiu

A carga fiscal em Portugal desceu duas décimas em 2019, para 36,8%, mais que na média dos países da União Europeia – recuou apenas uma décima, para 41,1%. Já na Zona Euro permaneceu estável, em 41,6%. Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat, que permitem concluir que Portugal foi o 10º país da Zona Euro onde a carga fiscal mais caiu.

Notícia sobre:

O mercado laboral no “mundo” do desporto e do ‘fitness’ na UE em tempos de Covid-19

No segundo trimestre de 2020, em plena pandemia da Covid-19, havia 801.700 pessoas com mais de 15 anos na União Europeia (UE) a trabalhar no setor do desporto e do ‘fitness’. Em Portugal eram mais de 200 trabalhadores por cada 100 mil habitantes, o que coloca o país ligeiramente acima da média da UE, segundo dados divulgados esta terça-feira (27 de outubro de 2020) pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Bruxelas apresenta proposta legislativa para “salários mínimos adequados” na UE

A Comissão Europeia apresentou, esta quarta-feira, dia 28 de outubro de 2020, a sua proposta legislativa com vista à criação de um quadro que garanta “salários mínimos adequados” em todos os Estados-membros da União Europeia, mas sem impor um valor comum ou obrigatório. Portugal já deu conta da sua intenção de ‘fechar’ um compromisso durante a presidência portuguesa do Conselho da UE, no primeiro semestre de 2021.

Notícia sobre:

Salário mínimo em Genebra passa a 3.785 euros/mês - como é noutros pontos do mundo?

O novo salário mínimo da cidade suíça de Genebra, uma das metrópoles mais caras do mundo – a Suíça não tem um salário mínimo nacional – passou recentemente a 3.785 euros por mês, bem mais que o que está em vigor na Austrália (2.180 euros), país que regista o segundo maior salário mínimo do mundo. A nível europeu, o valor pago aos trabalhadores de Genebra será muito superior ao praticado em países como Luxemburgo (2.141 euros) e Alemanha (1.584 euros). E no resto da Europa, como será?

Notícia sobre:

Portugal regista a quinta maior subida do preço das casas da UE em plena pandemia

No segundo trimestre de 2020, marcado por várias medidas de contenção por causa da pandemia na maioria dos estados-Membros, o preço das casas aumentou 5% na Zona Euro e 5,2% na União Europeia (UE) face ao mesmo período do ano passado. Portugal superou este valor e registou a quinta maior subida na UE: as casas em território nacional ficaram 7,8% mais caras.

Notícia sobre:

Importação de máscaras dispara 1.800% na UE – Luxemburgo é o país que mais gasta

O valor das importações de máscaras faciais (de proteção) na União Europeia (UE) “cresceu dramaticamente” num ano, tendo passado de 800 milhões de euros no primeiro semestre de 2019 para 14 mil milhões de euros nos primeiros seis meses de 2020, período marcado pela chegada da pandemia da Covid-19. Trata-se de um aumento de 1.800%, segundo dados divulgados esta terça-feira (6 de outubro de 2020) pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Governo investe 1.250 milhões para dar habitação condigna a 26 mil famílias até 2024

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que o Governo vai entregar em Bruxelas em meados de outubro - enquadra-se no Plano de Recuperação Europeu, que pretende mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 - prevê que uma larga fatia de apoios seja canalizada para habitação. Com as verbas que irão chegar da União Europeia (UE), o Governo pretende investir cerca de 1.250 milhões em casas condignas para cerca de 26 mil famílias sinalizadas.

Notícia sobre:

Taxa de emprego recua para níveis de 1995 na Zona Euro e na UE por causa da pandemia

A taxa de emprego diminuiu 3,1% na Zona Euro e 2,9% na União Europeia (UE) no segundo trimestre do ano, período de paralisação da atividade económica devido à pandemia da Covid-19, face ao mesmo período do ano passado. Estas foram as maiores quedas registadas desde o início das séries temporais, em 1995, conclui o Eurostat.

Notícia sobre:

Taxa de inflação na Zona Euro situa-se nos 0,4% em julho (em Portugal caiu 0,1%)

A taxa de inflação anual na Zona Euro situou-se em 0,4% em julho, uma ligeira subida face aos 0,3% de junho, mas ainda abaixo de 1% no período homólogo, revelou recentemente o Eurostat. De referir que Portugal foi um dos países em que a taxa de inflação anual caiu em julho de 2020 (-0,1%).

Notícia sobre:

Produção na construção afunda 13,6% na zona euro no segundo trimestre

A produção na construção recuou 13,6% na zona euro no segundo trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo de 2019, afundando também 10% face aos três primeiros meses do ano, anunciou esta quinta-feira, dia 20 de agosto de 2020, o Eurostat.

Notícia sobre: