Depois de Patrica, outro município de Lazio decidiu lançar a já conhecida iniciativa de “Casas por 1 euro”. Desta vez é Maenza, uma vila medieval na província de Latina, em Itália. O idealista/news entrevistou Claudio Sperduti, o presidente da autarquia.
A iniciativa em Maenza chama-se "Pacto pelo Centro Histórico". O objetivo é recuperar casas abandonadas e repovoar - justamente - o centro histórico. No site do município é possível encontrar uma página dedicada a esta iniciativa, onde se afirma que o projeto visa recuperar e valorizar os imóveis “situados no centro histórico, devolvê-los às suas funções, nomeadamente habitacionais, de forma a recuperá-los ou, pelo menos, para conter o fenómeno de despovoamento que o município de Maenza vive há muitos anos e que tem levado a uma diminuição significativa da população ”. A própria página web contém documentos para download: as diretrizes do projeto, e para a declaração de interesse na venda ou aquisição.
“No centro histórico de Maenza existem várias casas abandonadas. Algumas deles também não são seguras. E depois também há sempre alguém que gostaria de se desfazer dessas propriedades, talvez por ter ido viver para outro lugar”, explica Claudio Sperduti. “E foi por isso que a autarquia decidiu dar vida a esta iniciativa que já conquistou muitas pequenas cidades no nosso país”, diz.
“Ainda não temos casas disponíveis, mas a resolução que acaba de ser aprovada teve grande cobertura dos media e os pedidos já começam a chegar. Há muito interesse neste tipo de investimento ”, conta ainda.
À semelhança das outras iniciativas, em Maenza, o "Pacto pelo centro histórico" prevê também o custo simbólico de 1 euro para a compra do imóvel, sendo que a reabilitação deve ser efetuada no prazo de três anos. “O projeto está no início. Dentro de dois meses contamos publicar as casas disponíveis e depois começaremos a receber as manifestações de interesse”, explica o autarca.
Mas porquê decidir comprar uma casa por 1 euro em Maenza? “Maenza é um local onde a qualidade de vida é boa. É uma vila medieval muito acolhedora, onde se realizam muitas iniciativas tanto no verão como no inverno. Estamos também a meia hora da praia, em pouco tempo podemos chegar a Terracina, Circeo e Gaeta ", conclui Claudio Sperduti.
Para poder comentar deves entrar na tua conta