Notícias, reunidas em idealista.pt/news, sobre casas em itália, incluindo as melhores casas em Roma, Florença e Veneza, para comprar ou alugar, ou casas para viver o sonho italiano.

O refúgio entre as colinas da Úmbria onde vive Terence Hill

Terence Hill, de nome verdadeiro Mario Girotti, é um dos atores italianos mais queridos e reconhecidos a nível internacional, conhecido pelos seus papéis em filmes icónicos e pela longa carreira no cinema. Nascido em 1939, Hill tornou-se famoso nos anos 60 com Sergio Leone e consolidou-se ainda
Habitação em Itália

Itália aprova revisão à lei da habitação: casas passam a poder ter 20 m2

Há novidades em Itália em matéria de habitação. A alteração ao Decreto Salva Casa foi aprovada pela Comissão de Ambiente, Território e Obras Públicas esta terça-feira, dia 16 de julho. Este novo diploma vem, assim, substituir a lei que está em vigor no país desde 1975 e quer aumentar a oferta de habitação em Itália. Uma das alterações diz respeito à redução da área mínima de um apartamento para 20 metros quadrados (m2). E outra permite converter sótãos em casas. Fica a conhecer as principais mudanças na habitação em Itália.
Área das casas em Itália

Itália: Salvini quer reduzir a área mínima de um apartamento para 20 m2

No dia 30 de maio foi publicado no Diário Oficial de Itália o chamado Decreto Salva Casa, um regulamento que contém disposições urgentes em matéria de construção e simplificação urbanística e que visa facilitar a compra e venda casas, num momento em que a necessidade de aumentar a oferta de habitação a preços acessíveis é cada vez mais importante - tal como em Portugal. Agora, o Liga, partido liderado por Matteo Salvini, propôs um pacote de alterações a este decreto aprovado em Conselho de Ministros. Entre as medidas mais relevantes apresentadas por Salvini está a redução da área mínima que um apartamento tem de ter para poder ser considerado habitável: passará de 28 metros quadrados (m2) para 20 m2.

As casas de Ira Von Fürstenberg: o que a princesa-atriz deixa para trás

Nascida em Roma a 17 de abril de 1940, Ira von Fürstenberg, cujo verdadeiro nome era Virginia Carolina Theresa Pancrazia Pancrazia Galdina zu Fürstenberg, faleceu após uma doença a 19 de fevereiro em Roma, com 83 anos. Era um desses ícones de outrora, pois tinha sangue azul, mas também era modelo, atriz e estilista. O seu estatuto de sobrinha de Gianni Agnelli é outra razão pela qual a sua herança é interessante.
Casa de famosos Harry Styles

Harry Styles é um dos 11 habitantes da aldeia Civita di Bagnoregio

Uma dupla certamente particular e bizarra à primeira vista, mas que depois faz todo o sentido. Harry Styles e Civita di Bagnoregio são duas realidades praticamente opostas, e "conheceram-se" numa moradia familiar com um jardim que o cantor decidiu comprar depois de uma viagem de negócios à remota aldeia na província de Viterbo.
Villa Certosa

A herança de Berlusconi: para quem ficam as propriedades?

Os herdeiros de Silvio Berlusconi terão chegado a um acordo para a divisão dos bens do Cavaliere, que morreu no passado dia 12 de junho. Os advogados estão a trabalhar nos detalhes formais do acordo, que está prestes a ser assinado, e estabelecerão o destino dos bens que compõem o legado do ex-primeiro ministro italiano. Afinal, para quem ficam as propriedades?
casas por 1 euro em Chiaramonte

Casas por 1 euro tornam-se modelo para repovoar aldeias do Canadá

Professores da Universidade de Algoma, do Canadá, chegaram a Itália para estudar de perto o projeto de "Casas por 1 euro" do município de Chiaromonte, na província de Potenza. O objetivo? Replicar o projeto no estrangeiro. Em Basilicata, onde o despovoamento é um problema óbvio, estão a trabalhar arduamente para promover a recuperação de ativos imobiliários. O idealista/news conversou com a autarca de Lucânia, Valentina Viola.
Silvio Berlusconi no imobiliário

O legado de Berlusconi no mundo imobiliário

Há um empresário, comunicador e político italiano que deixou para sempre uma marca na história de Itália e, em particular, no seu mercado imobiliário. Falamos de Silvio Berlusconi, que faleceu esta segunda-feira, dia 12 de junho de 2023, aos 86 anos. Foi no imobiliário que o empresário italiano deu os primeiros passos no mundo do empreendedorismo. E mesmo enquanto presidente do Conselho de Ministros de Itália, Silvio Berlusconi sempre teve um olhar atento para a propriedade privada e para a Habitação, um bem de primeira necessidade para as famílias italianas. Esta é a herança que Silvio Berlusconi deixa ao mundo imobiliário.
casas por 1 euro

Uma oportunidade única: 8 casas à venda por 1 euro em Molise

As iniciativas de casas por 1 euro multiplicaram-se um pouco por todo o território italiano. Sant'Elia a Pianisi, uma pequena comuna com 1.610 habitantes, na província de Campobasso, aderiu a esta "moda", mas com uma particularidade. Nesta localidade estiveram à venda durante alguns dias 8 casas pelo preço simbólico de um euro. O processo de aquisição de imóveis é simplificado,  e o preço muito vantajoso, mas também há encargos para quem compra. O idealista/news entrevistou o autarca da localidade, Biagio Faiella.

Habitação de luxo em Milão cresce com chegada de bancários de Londres

Muitos trabalhadores do setor financeiro que deixaram Londres após o Brexit mudaram-se para Milão, a capital económica de Itália, atraídos pelas generosas isenções fiscais que o governo transalpino implementou desde 2017. Um “movimento” que provocou um amplo desenvolvimento do mercado imobiliário de luxo na cidade.