Tendências querem recriar um espaço calmo, em tons neutros, com texturas agradáveis e materiais naturais.
Comentários: 0
tendências de decoração de quartos
Pexels

Espaços calmos em tons neutros, ou com pequenos toques de cor e uma variedade de texturas agradáveis e materiais naturais. Estas são algumas das tendências de decoração de quartos para 2022. A ideia é criar um ambiente calmo e tranquilo, e estabelecer uma aproximação à natureza.

A revista AD conversou com vários especialistas sobre o que esperar deste novo ano em termos de decoração de interiores, neste caso, dos quartos. Eis algumas dicas a que deves estar atento se decidires remodelar o quarto:

Cores neutras e quentes

“Ao implementar tons neutros e várias camadas de tecidos macios no quarto, será possível criar ambiente calmo perfeito. Na minha opinião, este espaço deve ser um lugar onde o corpo e a mente possam descansar e preparar-se para os novos e emocionantes desafios do dia seguinte”, refere Trine Andersen, diretora criativa e fundadora da marca Ferm Living.

Decorar o quarto
Unsplash

Considera que precisamos de "um esquema de cores calmo e relaxante" no nosso quarto, para o qual propõe "um belo gradiante do ébano ao marfim", mas sem esquecer os tons um pouco mais alegres, para um toque adicional de otimismo e energia.

Materiais naturais e artesanato

A tendência de uso de materiais naturais e artesanato para o quarto, que foi tão forte ao longo de 2021, continuará a crescer este ano. "As pessoas estão cada vez mais sensíveis ao conforto e ao valor agregado que esses materiais trazem para a atmosfera do espaço", explica o estúdio RRIO, de Román Sarrió.

Um exemplo claro da massividade dessa tendência? Matérias-primas como madeira, cerâmica e vidro dominam os catálogos de marcas nacionais e internacionais de decoração e móveis, como Zara Home ou Ikea, por exemplo.

Decorar a casa com materiais naturais e artesanato
Unsplash

As cestas de estilo rústico são tendência, assim como os vasos de cerâmica geométrica e escultural, muitas vezes com um ar vintage, que também estão a viver um interessante renascimento.

Toques vintage e intemporais

Um toque vintage é sempre uma boa aposta na hora de criar um espaço sofisticado. Vemos isso, por exemplo, nos 'candeeiros cogumelos' dos anos sessenta que ainda estão tão na moda para a mesa de cabeceira, por exemplo.

Na Habitat, por exemplo, apostam num visual retro em diversos artigos, revisitando, por exemplo, o legado da Bauhaus. Esse olhar para o passado, para objetos lendários com história, também é realizado em marcas tão diferentes entre si como Made ou Sklum, que reinterpretam clássicos atemporais.

Toque vintage na decoração da casa
Unsplash

Claro que, por mais que nos deixemos inspirar pelas tendências, nada como apostar na nossa própria criatividade. “Para criar um quarto, o melhor é recolher coisas com as quais sintas ligação e que possas contar uma história. Afinal, são as pessoas que enchem uma casa de vida. A música que toca, a atmosfera que enche a sala. A forma como decoramos as nossas casas é muito individual e deve continuar assim”, conclui a fundadora da Ferm Living.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta