ShowPass é a primeira casa passiva reabilitada em Barcelona obteve a certificação Ecometro-CO2Null.
Comentários: 0
Casas passivas
Energiehaus

Um fantástico projeto de renovação em Barcelona transformou uma antiga casa do início do século XX num exemplo inovador de Passivhaus. Com este projeto dirigido pelo Energiehaus, um estúdio de arquitetura especializado neste tipo de construção, a ShowPass tornou-se a primeira casa passiva reabilitada no Distrito 22@ de Barcelona que obteve a certificação Ecometro-CO2Null da Associação Ecometro.

A certificação Ecometro-CO2Null é o resultado de uma auditoria de análise de ciclo de vida, e uma estratégia para minimizar a pegada de carbono do projeto, onde uma vez concluído o edifício, o promotor compensa as emissões de CO2 equivalentes a 50 anos através do investimento em projetos de captação de CO2 .

Casas passivas
Energiehaus

O projeto teve duas fases. Na Fase 1, foi realizada a envolvente térmica e o sistema ativo do primeiro e segundo pisos. O piso térreo distribui-se em duas faixas, uma ampla e aberta, com luz natural e possibilidade de ventilação cruzada, para usos comuns (sala de estar, sala de jantar, cozinha) em ligação com o pátio. Com isso, fica facilitada a distribuição que permite a localização de três quartos em contacto com o exterior e luz natural, e a futura casa no segundo andar, a ser realizada na Fase 2.

De acordo com a sensibilidade ambiental do estudo, os materiais utilizados caracterizam-se pelo seu baixo impacto ambiental. “Uma grande variedade de soluções de materiais de baixo impacto ecológico tem sido usada para demonstrar e divulgar a viabilidade de tecnologias alinhadas com a necessidade de descarbonizar os nossos edifícios”, explicam.

Passivhaus
Energiehaus

Micheel Wassouf, sócio fundador da empresa, referiu que com a certificação atribuída a esta reabilitação, as casas passivas devem dar prioridade a materiais de baixo impacto ecológico: "Esta reabilitação, que se chama ShowPass, é o resultado de muita de esforço e colaboração. Queremos que seja um projeto aberto a cidadãos e profissionais do setor comprometidos com o meio ambiente. E a certificação que agora recebe reforça a ideia de que construir e reabilitar sob as normas Ecometro e Passivhaus é o futuro”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta