Uma casa passiva na Coreia onde a tradição e a modernidade se unem

O continente asiático tem tradições ancestrais que englobam todos os aspetos sociais: desde festivais ou gastronomia até à habitação. Na Coreia, por exemplo, existe uma tradição arquitetónica chamada Hanok, que está presente na sociedade coreana há quase 2.000 anos. É um estilo próprio, com casas de telhado de duas águas, varandas, habitações mal mobiladas e fácil redistribuição de espaços, bem como elementos de refrigeração e aquecimento a que hoje chamamos a casa passiva. Este modelo de construção tradicional foi a inspiração para o projeto desta casa de fim-de-semana.

Novos tipos de construção continuam a fazer furor em 2022

Casas pré-fabricadas (de madeira, betão ou aço), casas modulares, casas móveis, casas em contentores ou casas passivas. Tudo novos tipos de construção que continuam a conquistar o mercado, ano após ano - e 2022 não foi diferente. São uma alternativa à construção tradicional, e assumem uma posição cada vez mais forte no mercado. A procura aumentou, e a oferta tenta dar resposta com propostas inovadoras, também no universo da arquitetura e design. Cá dentro e lá fora, passamos em revista alguns projetos que marcaram o ano.
casas passivas

Casas passivas made in Portugal: para viver melhor, consumindo menos

Com os preços da energia elevados e condições meteorológicas cada vez mais extremas – de cheias e tempestades até ondas de calor – , a sustentabilidade está na ordem do dia. Uma preocupação que se estende a vários setores, como é o caso da construção e imobiliário, focados na procura de soluções para construir edifícios eficientes e com menor impacto ambiental. As casas passivas são um bom exemplo. Ganharam popularidade no país, motivando a proliferação de negócios para dar resposta à procura. É o caso da Ecoconcept, uma empresa portuguesa especialista neste tipo de construção, que explica em entrevista ao idealista/news as vantagens deste método e o que o distingue dos demais.