
A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) lançou a ação solidária “Uma Casa para uma Causa”, um repto a todos os proprietários de imóveis que se queiram associar para apoiar os refugiados da guerra da Ucrânia. A iniciativa tem como objetivo a criação de uma bolsa de imóveis de proprietários privados, que venha a dar resposta de habitação a cidadãos ucranianos “que encontrem em Portugal um porto seguro do conflito armado que assolou o seu país natal”, através da realização de contratos de comodato ou de arrendamento acessível com o Estado, autarquias e outras entidades.
Os proprietários interessados em ajudar deverão preencher este formulário. Depois, a ALP irá articular-se com as autarquias que têm enviado apelos formais de ajuda à sua associação nas últimas duas semanas, solicitando respostas de habitação urgentes para refugiados de guerra ucranianos, segundo o comunicado enviado às redações.
“A ALP não terá qualquer intervenção ou receberá qualquer contrapartida no âmbito da celebração dos contratos de arrendamento ou de comodato que vierem a ser celebrados, que ficarão sujeitos ao enquadramento jurídico em vigor e estrito cumprimento de todas as normas legais”, frisa a ALP, acrescentando que "o Direito à Habitação, tal como o Direito à Soberania dos povos e o respeito pela propriedade privada, são elementares direitos humanos sob ataque e, nesse sentido, não poderia deixar de oferecer o seu apoio para mitigar os efeitos da crise humanitária".
Para poder comentar deves entrar na tua conta