refugiados

Encontrar casa em Portugal: há uma nova plataforma para refugiados

Foi lançada uma nova plataforma que irá ajudar refugiados a encontrar habitação em Portugal, com contratos de arrendamento mínimos de um ano. Chama-se A_REDE e nasceu de uma inciativa conjunta entre o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), tendo sido financiada através do projeto aprovado pela FAMI (Fundo Asilo, Migração e Integração).
Portugal deu proteção temporária a quase 24 mil ucranianos em março

Portugal deu proteção temporária a quase 24 mil ucranianos em março

Em março de 2022, Portugal acolheu 23.930 cidadãos ucranianos que fugiram do país sob o regime de proteção temporária na sequência da invasão russa. O mês em causa, os países que mais refugiados de guerra ucranianos acolheram sob o regime de proteção temporária foram a Polónia (675.085), a República Checa (244.650) e a Eslováquia (58.750). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
bolsa de habitações para refugiados

Setor dos recursos minerais cria bolsa de habitações para refugiados

O setor dos recursos minerais uniu-se numa ação coletiva para criar uma bolsa solidária de habitações para acolher as famílias refugiadas vindas da Ucrânia, na sua maioria, mulheres e crianças.Para isso, foi criada uma plataforma – Recursos minerais pela Ucrânia – Bolsa de Habitação Solidária – no q
Refugiados da Ucrânia

Ucrânia: alojamento turístico pode acolher temporariamente refugiados

O setor do alojamento turístico pode ajudar a identificar oportunidades de alojamento temporário para refugiados da Ucrânia que estão a chegar a Portugal, bem como oportunidades de emprego, revelou a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Portugal já concedeu mais de 10.000 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo uma fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).