
Anel de Fogo: a zona mais sísmica e temida do planeta
O sismo submarino de magnitude 8,8 registado a 30 de julho de 2025 ao largo da costa de Kamchatka (Rússia) voltou a colocar o Anel de Fogo do Pacífico - a região mais sísmica do planeta - no centro do planeta.

Taxas de juro descem na Rússia para 18% com inflação em queda
O banco central russo reduziu na sexta-feira, dia 25 de julho de 2025, as taxas de juro em dois pontos percentuais, fixando-as nos 18%, na sequência de uma desaceleração da inflação e de críticas vindas de outros intervenientes económicos e do próprio Governo. A decisão de cortar novamente os juros foi sustentada pela melhoria dos principais indicadores económicos, nomeadamente a inflação, atualmente nos 9,2%, um recuo face aos 10,34% registados no início de março.

Banco central russo baixa juros pela 1.ª vez desde o início da guerra
O Banco Central da Rússia baixou esta sexta-feira, dia 6 de junho, as taxas diretoras pela primeira vez desde o primeiro ano da guerra, de 21% para 20%.“O conselho de administração do Banco Central da Rússia decidiu reduzir a taxa de juros em 100 pontos base para 20% ao ano”, disse o emissor, marcan

Rússia vai investir quase 2.000 milhões na construção de hotéis
O banco estatal russo Sberbank vai investir quase 2.000 milhões de euros na construção de hotéis na Rússia, no âmbito de um programa estatal para impulsionar o turismo nacional, anunciou esta terça-feira (dia 27 de maio) a entidade.“O Governo aprovou 66 acordos com o Sberbank para financiar a constr

Banco Central da Rússia mantém taxas de juro diretoras em 21%
O Banco Central da Rússia (BCR) manteve pela terceira reunião consecutiva as taxas diretoras em 21%, nível fixado no final de outubro de 2024 e mantido, contra todas as probabilidades, em dezembro e fevereiro, apesar da persistente inflação elevada.

Guerra: evolução (e previsões) do PIB da Ucrânia e da Rússia
Desde a invasão da Rússia à Ucrânia, no dia 24 de fevereiro de 2022, os dois países já gastaram – na guerra – cerca de 760 mil milhões de dólares (710 mil milhões de euros). Trata-se de um valor superior ao PIB da Bélgica, a sétima economia da União Europeia (UE), por exemplo, sendo três vezes ao PIB português.

Mercado residencial de luxo de Moscovo em alta – e atrai russos ricos
Três anos após o início da guerra com a Ucrânia, as pessoas ricas da Rússia que investiam no setor imobiliário residencial no estrangeiro, nomeadamente em Londres (Reino Unido), estão a voltar a investir no país, estado o mercado imobiliário de luxo de Moscovo (Rússia) a dar sinais de forte recuperação.

Banco central da Rússia mantém taxas de juros diretoras em 21%
O banco central da Rússia manteve, esta sexta-feira (dia 20/12/2024), as taxas diretoras em 21%, fixadas no final de outubro e o nível mais alto desde 2013, apesar de a inflação continuar a subir e os preços a registar uma tendência ascendente.

Rússia: São Petersburgo terá os arranha-céus mais altos da Europa
A cidade russa de São Petersburgo deverá ter os maiores arranha-céus europeus, depois da assinatura de um acordo para construir mais duas torres no Centro Lajta do gigante russo do gás Gazprom, com 703 e 555 metros de altura.

Um ano de guerra: procura de casa em Portugal desde a Ucrânia dispara
Faz esta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, um ano que a guerra na Ucrânia eclodiu em solo europeu. E tudo mudou. Instalou-se uma crise energética tal que fez disparar a inflação para máximos de 30 anos, um cenário que levou os bancos centrais a iniciar a subida dos juros de referência mais rápida de sempre. Os impactos do conflito também foram sentidos no imobiliário, refletindo-se na subida dos custos da construção, dos preços das casas à venda, assim como do crédito habitação. Mas quem sentiu mais os efeitos da guerra foram mesmo as famílias ucranianas, que viram os seus lares a serem destruídos. Muitas decidiram fazer-se à estrada para fugir do conflito e escolheram Portugal para se refugiar. Os dados do idealista espelham bem essa realidade: a procura de casa para arrendar desde a Ucrânia em setembro de 2022 foi seis vezes superior à registada no mesmo mês de 2021 (e desde a Rússia triplicou).

Bancos centrais compram ouro ao ritmo mais rápido desde… 1967
A procura pelo metal precioso superou as previsões, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council/WGC, em inglês), e estão a ocorrer as maiores aquisições desde 1967. Segundo analistas, China e Rússia são os principais compradores de ouro, dispostos a diversificar as suas reservas além do dólar norte-americano. As estimativas são superiores aos números oficiais dos bancos centrais, adiantam os mesmos analistas.

Russos procuram cada vez mais vistos gold para viver em Portugal
Desde o início da guerra da Ucrânia, ficou decidido que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não iria atribuir mais vistos gold a cidadãos russos. Mas isso não impediu os cidadãos oriundos da Rússia de continuarem a submeter pedidos vistos gold e a fazer investimentos em Portugal. Fontes do setor sentiram, aliás, um aumento da procura por autorizações de residência e por investimentos mais acessíveis no nosso país. O objetivo de muitas destas famílias russas é mesmo passar a viver em Portugal.

Vistos para cidadãos russos com regras mais apertadas na UE desde hoje
A Comissão Europeia aprovou a suspensão total do acordo entre a UE e a Rússia sobre a facilitação da emissão de vistos, na passada terça-feira, 6 de setembro de 2022, colocando novas exigências e obstáculos à entrada no espaço europeu, seja para viajar ou trabalhar. Com as novas regras, os cida

UE vai acabar com acordo de facilitação de vistos com Rússia
Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) alcançaram esta quarta-feira, em Praga, um acordo político com vista ao fim do acordo de facilitação de vistos com a Rússia, adiantou o ministro João Gomes Cravinho, que saudou este “compromisso equilibrado”.Em declarações à saída da reunião informal de

Oligarcas russos compram casas de luxo no Dubai: vendas disparam 51%
Com o eclodir da guerra da Ucrânia, foram várias as sanções económicas impostas pelos países do ocidente aos oligarcas russos, impedindo-os de comprar casas. Mas estes multimilionários mudaram as coordenadas geográficas e encontraram uma solução: voltaram-se para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Aqui, onde os oligarcas russos continuam a poder fazer negócios imobiliários, as vendas de imóveis dispararam 51% em maio, de acordo com os dados oficiais do país.

Redução em 15% do consumo de gás na UE: como poupar em casa?
Os ministros que têm a tutela da Energia nos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram esta terça-feira, dia 26 de julho, a acordo político para reduzir 15% do consumo de gás até à primavera de forma voluntária, pelo receio de rutura no fornecimento russo. Portugal também terá de fazer esforços para reduzir o consumo de gás em pelo menos 7%. Este é um desafio de todos os portugueses e com a ajuda destas dicas vai ficar mais fácil poupar gás em casa.

Que países continuam a comprar combustíveis fósseis à Rússia?
Apesar das sanções e proibições de importação, a Rússia exportou combustíveis fósseis nos primeiros 100 dias após a invasão da Ucrânia no valor de 97.700 milhões de dólares (95.750 milhões de euros), principalmente petróleo e gás. Segundo dados do Centre for Research on Energy and Clean Air (CREA), o bloco da União Europeia (UE) é responsável por 61% da receita, com Alemanha, Itália e Holanda na liderança, superados apenas pela China.

Governo vai criar reserva estratégica nacional de gás
O Governo vai criar uma reserva estratégica nacional de gás, acrescentando mais três cavernas ao número disponível agora no Carriço (perto da Figueira da Foz).

Gasolina mais cara em 2022: quanto sobem os preços pela Europa?
O preço da gasolina começou a subir a pique assim que eclodiu a guerra da Ucrânia. Isto porque a Rússia, uma das principais produtoras de petróleo a nível mundial, foi alvo de duras sanções internacionais. Mas quanto subiu o preço da gasolina nos diferentes países da Europa?

EUA liderou a produção de petróleo em 2021
A guerra na Ucrânia ameaça elevar o preço do barril de petróleo para níveis mais altos do que os atuais. O barril de Brent alcançou o maior valor em 10 anos, fixando-se nos 125 dólares (118,5 euros), algo impensável há dois anos.

Portugal deu proteção temporária a quase 24 mil ucranianos em março
Em março de 2022, Portugal acolheu 23.930 cidadãos ucranianos que fugiram do país sob o regime de proteção temporária na sequência da invasão russa. O mês em causa, os países que mais refugiados de guerra ucranianos acolheram sob o regime de proteção temporária foram a Polónia (675.085), a República Checa (244.650) e a Eslováquia (58.750). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Guerra e pandemia: Marcelo alerta para “tempestade quase perfeita”
O Presidente da República alertou este domingo (5 de junho de 2022) para a extrema complexidade e imprevisibilidade da situação internacional e considerou que a guerra na Ucrânia fez ultrapassar os limites da razão, gerou uma enorme emoção e obriga a "equilíbrios enormes". "Não diria que é uma tempestade perfeita, mas é quase perfeita", disse.

De onde vem o trigo que é consumido em Portugal?
De aonde vem o trigo que é consumido em Portugal? Em 2021, segundo dados divulgados esta quinta-feira (26 de maio de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “apenas 6,3% da utilização interna de trigo (consumo humano, alimentação animal, utilização industrial, etc.) era satisfeita pela produção nacional, o que compara com 59,9% em 1990”. A França é atualmente o principal fornecedor de trigo a Portugal (49%), bem à frente da Espanha (13%).

Ilhas de energia renovável: Dinamarca quer ser independente da Rússia
O Ministério do Ambiente da Dinamarca anunciou que vai reforçar o investimento na construção de duas ilhas artificiais, que vão albergar turbinas eólicas e centrais elétricas, para acelerar o desenvolvimento deste projeto. Trata-se de uma aposta firme do Estado dinamarquês para que as energias renováveis se tornem na principal fonte de abastecimento de energia do país. O custo estimado da obra é de cerca de 34.000 milhões de euros e só estava previsto estar operacional em 2030. Mas com a guerra na Ucrânia, o Executivo dinamarquês decidiu acelerar o projeto para reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis, que vêm sobretudo da Rússia.

Guerra na Ucrânia: imóvel de Abramovich em Portugal está congelado
O nome do multimilionário Roman Abramovich integra a lista de oligarcas russos sancionados pela União Europeia (UE) na sequência da guerra na Ucrânia. E as autoridades portuguesas acabaram mesmo por congelar um imóvel do empresário russo avaliado em 10 milhões de euros. Como? A propriedade foi sinalizada depois de uma empresa detida indiretamente por Abramovich a ter tentado vender 15 dias antes do conflito eclodir.