
Calor é sinónimo de férias. E chegados a agosto são muitos os portugueses que fazem as malas, trancam a porta de casa e “embarcam” com destino aos merecidos dias de descanso. Mas o momento de alta inflação que se vive atualmente “convida” a apertar o cinto e a fazer poupanças, nomeadamente a diminuir o uso desnecessário de energia em casa. Até porque esta vai estar “sem vida” durante o período de férias. Como é possível poupar? Estas cinco dicas dão uma ajuda.
Agosto é, para muitos portugueses, um mês bastante dispendioso, mas a verdade é que há despesas que continuam a ter de ser pagas durante as férias, como por exemplo as faturas de eletricidade. Mas nem tudo são más notícias, refere a Selectra, salientando que “sair de casa para ir de férias pode ter algumas vantagens”. “Uma vez que não vai estar a consumir diretamente energia durante alguns dias, é provável que o valor das suas contas da luz seja mais baixo”, explica a empresa especialista em tarifas de luz e gás.
Estes 5 conselhos ajudam, segundo, a Selectra, a poupar bastante dinheiro ao final do mês. Toma nota:
1 - Não deixes os aparelhos em modo standby
Ao deixar a televisão ou o carregador de telemóvel em standby em vez de os desligar completamente da ficha, está a perder não só energia como também dinheiro. O melhor a fazer é desligar todos os aparelhos que não precisem de estar ligados durante a ausência de férias.
2 - Ajusta a temperatura do frigorífico
É provável que frigorífico esteja mais vazio enquanto estás fora de casa, o que significa que será necessária menos energia para refrigerar os produtos que restam. Por isso, antes de ires de férias não te esqueças de ajustar a temperatura do frigorífico para um valor mais elevado.

3 - Desliga o termoacumulador elétrico
Tens um termoacumular ou um cilindro para aquecer a água? Aproveita para desligá-lo da tomada e poupa até 25% de energia.
4 - Apaga (parcialmente) o quadro elétrico
Há eletrodomésticos que não vão ser utilizados durante o período de ausência de casa, como por exemplo o ar condicionado ou o micro-ondas, que ficam em modo standby sem necessidade. A solução passa por apagar parcialmente o quadro elétrico, deixando apenas ligados os aparelhos que têm de continuar em funcionamento.

5 - Procura a tarifa mais adequada para a casa de férias
Nem sempre a tarifa de energia contratada é a mais indicada para uma casa de férias, visto que o consumo que é feito na primeira tende a ser muito maior que na segunda. Por isso mesmo, o recomendado é consultar uma equipa de especialistas para ajudar a procurar qual é a comercializadora do mercado que oferece as melhores condições, de modo a evitar pagar por um serviço do qual não irás usufruir a 100%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta