
O número de casas assaltadas em período de férias está a subir este ano. Segundo dados das autoridades, mais de 50 residências estão, em média, a ser assaltadas diariamente durante o verão. Só nos meses de junho e julho PSP e a GNR registaram 3054 furtos. Recordamos um conjunto de dicas fundamentais para teres a casa em segurança nas férias e evitares a má surpresa de seres vítima de um assalto quando estás fora da residência.
Os números são avançados pelo Jornal de Notícias, dando também nota de que, já no ano passado, registaram-se 8420 assaltos a residências através dos métodos de arrombamento, escalamento ou chave falsa, citando o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) E, por volta de metade destes (4299) aconteceram nos meses habituais de férias, junho, julho e agosto.

Os peritos aconselham a que seja reforçada a segurança nas portas e janelas, que os vizinhos estejam atentos e que haja boa iluminação na zona das residências. Como tal, deixamos-te aqui um conjunto de recomendações para ir de férias e deixar a casa protegida.
Como manter a casa segura nas férias
Ideias “caseiras"
- Prevenir os perigos passa também por hábitos como fechar a porta e janelas, trancando todas as entradas, e dar a sensação de manter a casa habitada. É sempre importante criar a ideia de movimento em casa. Podes pedir a um vizinho para abrir e fechar estores ou cortinas e luzes e esvaziar a caixa do correio.
- Comprares uma boa fechadura para a porta de entrada é também uma medida importante e tal não significa um custo muito elevado. As fechaduras de segurança de sobrepor duas trancas são muito utilizadas, por quem quer manter a porta original e procura apenas mudar a fechadura velha.
- Não deixes mensagem no correio de voz do telefone a informar que estás fora e evita, cada vez mais, divulgá-lo nas redes sociais.
- No caso específico dos prédios é essencial que o condomínio defina regras como manter as portas de entrada fechadas e não abrir a porta a estranhos. Uma boa iluminação do edifício é fundamental, sobretudo junto das entradas e no acesso à garagem.

Instalação de videovigilância e alarmes
- Atenção que a instalação sistemas de videovigilância só poderá acontecer com unanimidade de condóminos e arrendatários. Esta aprovação é mesmo obrigatória e o consentimento pode ser obtido individualmente, por escrito, ou em assembleia. Mas se alguém mudar de ideias, o sistema tem de ser retirado.
- A recolha de imagens 24 horas por dia pode provocar conflitos entre os moradores. Por isso, a lei impõe o equilíbrio entre a finalidade e os direitos postos em causa. Exemplificando, num condomínio as câmaras devem apenas abranger os espaços comuns, evitando sempre as portas de entrada das frações, os terraços ou as varandas de uso exclusivo de cada condómino.
- Não é necessária a autorização prévia da Comissão Nacional de Proteção de Dados para se instalar este sistema no prédio.
Para poder comentar deves entrar na tua conta