A nova fronteira da aldeia sustentável começa nos telhados das cidades. Em Roterdão, na Holanda - um país tradicionalmente na vanguarda das questões ambientais - existem dakdorpen, as "aldeias do telhado". Uma nova forma de viver o verde a dois passos do céu.
A crescente procura por uma casa na cidade, que por sua vez leva à poluição do ar, ou à falta de habitação no centro, deve ser analisada para garantir que as cidades continuam a ser lugares atraentes para se viver nas próximas décadas.
A solução pode passar pelos "telhados verdes": cobrir os topos dos edifícios com vegetação que limpa o ar, refresca os edifícios, proporciona um habitat ecológico e acumula água. Uma solução fascinante, mesmo que cara: os problemas são, de facto, os altos custos de implementação e os retornos relativamente baixos.
Em Roterdão, a resposta é o ‘Rooftop Villages’ (ou Dakdorpen em holandês): não apenas os telhados são cobertos de vegetação, mas também são habitáveis. Isso aumenta a disponibilidade de casas, ajuda o meio ambiente e garante um retorno financeiro para os investidores.
Trata-se de um projeto piloto que visa chamar a atenção dos investidores para este tipo de solução para o problema habitacional e ambiental, que estão intimamente ligados entre si. A esperança é que esta solução possa ser replicada em larga escala.
Para poder comentar deves entrar na tua conta