
A eficiência energética das casas e cidades é, hoje, uma prioridade cá dentro e lá fora. E a sua necessidade é ainda mais evidente quando o país atravessa uma onda de calor, como a que se faz sentir por estes dias em território nacional. Há muito a mudar nas casas e cidades para torná-las mais frescas e amigas do ambiente. E algumas ideias passam por construir telhados verdes, pintar as ruas de branco ou plantar árvores mais resistentes ao calor.
Há subsídios para colocar painéis solares, mudar janelas e colocar bombas de calor em casa de forma a tornar as casas mais eficientes em termos energéticos, como é o caso do Programa Edifícios + Sustentáveis. Mas ainda não há apoios para construir telhados verdes em Portugal, nos quais as telhas são substituídas por plantas.
Esta é uma tendência já evidenciada em vários países da Europa, como Dinamarca, França ou Alemanha, escreve o Público. Mas, no nosso país, os telhados verdes são visíveis sobretudo em edifícios não residenciais, como é exemplo a estação de Metro da Trindade na cidade do Porto.
Mas porque é importante substituir as telhas das casas - e outros edifícios comerciais - por plantas? Para o Luís Paulo Pacheco, arquiteto e professor na Universidade Portucalense, há várias vantagens em construir telhados verdes, cita o mesmo jornal:
- Ajuda a reter CO2 da atmosfera;
- Armazena água que depois poderá ser utilizada para consumo doméstico;
- Impede que o sol reflita na superfície;
- Diminui a temperatura do edifício e do ar;
- Purifica o ar.

Que materiais usar para construir casas e cidades?
Há outras ideias que ajudam a tornar as casas e as cidades mais frescas no verão e nos períodos de ondas de calor. Até porque para ajudar a diminuir a temperatura do ar nas cidades é necessário implementar um conjunto de medidas, como sugerem os especialistas citados pelo mesmo meio:
- Pintar o telhado de branco (ou usar outros materiais) para refletir a luz solar;
- Criar paredes verdes com plantas trepadeiras que absorvem mais o calor;
- Pintar o asfalto de branco – o usado nos pavimentos é escuro e absorve muito o calor;
- Plantação de árvores mais resistentes ao calor pelas cidades, como acácias, sobreiros ou azinheiras;
- Criação de mais parques urbanos e corredores verdes pelas cidades;
- Reabilitação de ribeiras e charcos nas cidades para ajudarem a diminuir a temperatura do ar;
- Regeneração urbana para criar a cidade dos 15 minutos, pois assim os moradores passam a deslocar-se a pé ou de bicicleta e diminui os veículos em circulação;
- Substituir relvados por prados de sequeiro que consomem menos água (em cidades como Lisboa).

Para poder comentar deves entrar na tua conta