Digitalização na gestão de imóveis

MVGM quer reforçar digitalização na gestão de imóveis em Portugal

A MVGM ambiciona reforçar a aposta na digitalização dos serviços em Portugal, investindo em plataformas e ferramentas digitais que revolucionam a gestão de imóveis no dia a dia. Com esta aposta, a empresa líder na Europa em gestão de propriedades posiciona-se na linha da frente da transformação do setor.
habitação modular

Casa modular e tradicional: a manutenção é semelhante?

As casas modulares levam menos tempo a ser construídas e têm menos custos de fabricação associados quando comparadas com uma casa tradicional, mas isso tem impacto na sua durabilidade e manutenção?Casas modulares Vs casas tradicionais: a qualidade e especialização como elemento chaveCasas modulares:
Centro logístico

Sustentabilidade é pilar primário no progresso logístico de Portugal

A procura de espaços logísticos em Portugal superou largamente a oferta existente durante o primeiro trimestre de 2025, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta grande procura tem levado ao aumento dos preços e da concorrência, intensificando também a pressão sobre a disponibilização de infraestruturas modernas e bem localizadas.

Escritórios no Porto: renovado Campo Alegre atrai ocupantes

Está localizado na Rua do Campo Alegre, na zona da Boavista (Porto), e promete atrair várias empresas. Falamos de um renovado edifício de escritórios que renasce com uma nova identidade, depois de uma profunda reabilitação realizada pela MAP Engenharia e Construção. É promovido pela Osborne+Co e Adriparte e tem cerca de 15.000 metros quadrados (m2) de área bruta, distribuídos por sete pisos. Um dos ocupantes é a Deloitte.
Construção de casas

Construção: setor do betão reclama mais fiscalização e segurança

Apertar a fiscalização nas obras, construir de forma mais segura, reduzir a pegada ecológica e aumentar o peso máximo das betoneiras de 32 para 36 toneladas. Estão identificadas as prioridades – ou os desafios – inerentes ao setor do betão em Portugal. Quem o diz é Luís Goucha, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB).
isolamento térmico

Mais de 150 condomínios com apoios para isolar edifícios

Um total de 154 condomínios vai beneficiar de apoios financeiros do Estado para a aplicação ou substituição do isolamento térmico dos edifícios, num valor total de 7,294 milhões de euros, anunciou hoje o Governo.Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Energia indicou que as candidaturas apresentad

Logística na rota do ESG: “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”

A empresa alemã INBRIGHT, que aposta na reabilitação sustentável de imóveis ‘light industrial’ (industriais ligeiros) e logísticos existentes, identificando os que têm “potencial de desenvolvimento” e modernizando-os “com base em critérios ESG”, aterrou em Portugal recentemente, tendo esta sido “uma decisão estratégica e natural”, explica ao idealista/news o cofundador e sócio-gerente da INBRIGHT Portugal. Segundo Christoph Gumlich, há muitos “ativos obsoletos com enorme potencial para reabilitação sustentável” no país, o que torna “o mercado muito atrativo, tanto para utilizadores como para investidores”, até porque o mercado nacional “está no início da transformação ESG”. “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”, desabafa.

“A sustentabilidade no imobiliário já não é opcional, é estratégica”

A história da startup portuguesa Builtrix remonta a 2020, ano em que a empresa foi fundada pelo iraniano Javad Hatami. O empreendedor, por seu turno, aterrou em Portugal antes, em 2011, para estudar no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. “A Builtrix disponibiliza uma plataforma na cloud que usa análise de dados e Inteligência Artificial (IA) para ajudar as empresas a gerirem melhor o consumo energético dos seus edifícios e, no final, a tornarem-se mais sustentáveis e rentáveis”, explica ao idealista/news, considerando que “a sustentabilidade no setor imobiliário já não é opcional, é estratégica”.
Energia renovável em Portugal

Futuro apagão? Portugal na rota certa para a neutralidade carbónica

Dos produtores de renováveis às empresas de combustíveis, todos no setor energético estão confiantes no caminho que está a ser feito para a neutralidade carbónica, trajeto que vai contar com o hidrogénio verde, apesar do atraso no arranque da produção.“Vamos cumprir as metas do Plano Nacional de Ene

Tecnologia LSF: promotora OWNEST quer transformar setor da construção

Chama-se OWNEST e promete transformar o setor da construção em Portugal. A promotora imobiliária, que agora chega ao mercado nacional, privilegia a utilização da tecnologia LSF (‘Light Steel Framing’) – “uma solução inovadora, sustentável e eficiente, já amplamente utilizada nos mercados mais avançados da habitação” – e já tem um projeto em comercialização, o Fountain by Ownest, na Fonte Santa, em Vialonga (Lisboa), segundo revela em comunicado.
Combate à pobreza energética

Governo lança programas contra pobreza energética a partir de junho

O combate à pobreza energética tem a partir do próximo mês e durante um ano duas novas medidas, inseridas no Programa E_Lar – Bairros Sustentáveis, que têm um financiamento de 100 milhões de euros, segundo o Governo.O valor das medidas, que já tinham sido divulgadas pela ministra do Ambiente e Energ
Construção modular

Construção modular: MAP Group e Carmo Wood juntas em prol da inovação

O MAP Group e a Carmo Wood anunciaram uma parceria estratégica que reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor da construção. Uma “colaboração assente numa visão partilhada de futuro” que visa a “criação de soluções construtivas híbridas e modulares, alinhadas com as mais recentes tendências do mercado”, referem as empresas em comunicado.
Centro Cultural de Belém

Centro de Arquitetura do CCB reabre esta quarta-feira com novidades

O Centro de Arquitetura do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que reabre na quarta-feira, dia 2 de abril, com uma "exposição polifónica" sobre a coabitação entre espécies, vai funcionar também como "espaço de encontro e de produção de conhecimento", segundo a curadoria.“É uma exposição polifónica