Programa E-lar

Programa E-Lar recebe mais de 55 mil candidaturas na segunda fase

A segunda fase do programa E-Lar, que financia com 60 milhões de euros a substituição de equipamentos a gás por fornos, placas, fogões e termoacumuladores elétricos, recebeu 55.752 candidaturas, avançou esta segunda-feira, dia 29 de dezembro de 2025, fonte oficial do Ministério do Ambiente. Desse total, 25.119 candidaturas foram aprovadas e aceites pelos beneficiários, tendo dado origem à emissão de 14.419 ‘vouchers’ para a substituição de eletrodomésticos.
Programa E-Lar

Programa E-Lar com elevada adesão – Governo garante 3.ª fase em 2026

A segunda fase do programa E-Lar arrancou há poucos dias e já estar a ter elevada adesão. Tanto que Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, assume que a verba de 60 milhões de euros já está quase esgotada. É por isso que o Governo já está a planear lançar uma terceira fase deste programa em 2026.
Evolução das emissões de gases com efeito de estufa

Portugal já reduziu 23% de emissões de gases com efeito de estufa

Portugal registou uma redução global de 23% das emissões de gases com efeito de estufa, entre 2015 e 2023 e, mantendo-se essa trajetória até 2030, 42% dos municípios podem atingir a meta do Acordo de Paris. A partir das metas do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a atualização da Plataforma ODSlocal revelou uma “evolução positiva”, mas também sublinhou desafios municipais rumo às metas do final da década, avançou à Lusa a plataforma.
+Concreta – Exponor

Arquitetura: +Concreta impulsiona novas marcas e inovação sustentável

A Exponor – Feira Internacional do Porto recebeu, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, a segunda edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores. Esta edição foi marcada por diversos exemplos de sustentabilidade no setor dos acabamentos construtivos e de interior e pelo lançamento de várias novas marcas.
Porto

Matosinhos recebe a Semana da Reabilitação Urbana do Porto em novembro

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto vai estrear-se num novo palco: a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, entre os dias 12 e 14 de novembro. O evento, considerado um dos maiores fóruns nacionais dedicados à habitação, construção e sustentabilidade, onde o idealista é o portal oficial, promete três dias intensos de conferências, debates, workshops e seminários jurídicos.

Descarbonização do imobiliário? “Há ainda um longo caminho a percorrer”

Descarbonização. Eficiência energética. Sustentabilidade. Tecnologia. Inteligência Artificial (IA). Tudo termos que passaram a fazer parte do léxico relacionado com o setor imobiliário e da construção. Em entrevista ao idealista/news, Rui Ferreira, líder da área de negócio Electrification da ABB (multinacional com sede na Suíça) em Portugal, diz não ter dúvidas de que “há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à descarbonização do setor imobiliário”, sendo o setor da construção e a utilização de edifícios responsáveis por uma parte significativa das emissões de CO2.
Programa E-Lar

Adeus gás em casa: tudo sobre as candidaturas ao programa E-Lar

O Programa E-Lar – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais tem feito correr muita tinta. Sabe-se agora que as candidaturas ao programa – uma iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa substituir equipamentos a gás por alternativas elétricas mais seguras, eficientes e sustentáveis – estarão abertas a partir de 30 de setembro de 2025. No artigo desta semana da Deco Alerta, explicamos tudo sobre o E-Lar, nomeadamente quem se pode candidatar e como se pode aproveitar ao apoio dado às famílias.
Digitalização na gestão de imóveis

MVGM quer reforçar digitalização na gestão de imóveis em Portugal

A MVGM ambiciona reforçar a aposta na digitalização dos serviços em Portugal, investindo em plataformas e ferramentas digitais que revolucionam a gestão de imóveis no dia a dia. Com esta aposta, a empresa líder na Europa em gestão de propriedades posiciona-se na linha da frente da transformação do setor.
habitação modular

Casa modular e tradicional: a manutenção é semelhante?

As casas modulares levam menos tempo a ser construídas e têm menos custos de fabricação associados quando comparadas com uma casa tradicional, mas isso tem impacto na sua durabilidade e manutenção?Casas modulares Vs casas tradicionais: a qualidade e especialização como elemento chaveCasas modulares:
Centro logístico

Sustentabilidade é pilar primário no progresso logístico de Portugal

A procura de espaços logísticos em Portugal superou largamente a oferta existente durante o primeiro trimestre de 2025, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta grande procura tem levado ao aumento dos preços e da concorrência, intensificando também a pressão sobre a disponibilização de infraestruturas modernas e bem localizadas.

Escritórios no Porto: renovado Campo Alegre atrai ocupantes

Está localizado na Rua do Campo Alegre, na zona da Boavista (Porto), e promete atrair várias empresas. Falamos de um renovado edifício de escritórios que renasce com uma nova identidade, depois de uma profunda reabilitação realizada pela MAP Engenharia e Construção. É promovido pela Osborne+Co e Adriparte e tem cerca de 15.000 metros quadrados (m2) de área bruta, distribuídos por sete pisos. Um dos ocupantes é a Deloitte.
Construção de casas

Construção: setor do betão reclama mais fiscalização e segurança

Apertar a fiscalização nas obras, construir de forma mais segura, reduzir a pegada ecológica e aumentar o peso máximo das betoneiras de 32 para 36 toneladas. Estão identificadas as prioridades – ou os desafios – inerentes ao setor do betão em Portugal. Quem o diz é Luís Goucha, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB).