A mudança de estação no guarda-roupa deve ser feita entre setembro e outubro para o outono-inverno. Eis algumas dicas simples.
Comentários: 0
guarda-roupa
Ikea

Aproxima-se o período do ano em que as peças de roupa mais leves dão lugar às mais pesadas. Vamos descobrir como fazer a mudança de estação no guarda-roupa da melhor maneira possível. Eis um guia sobre quando deves fazê-lo, onde guardar as roupas e os erros a evitar.  

Quando deve ser feita a mudança de estação?

Na realidade, não há uma data indicativa real para a mudança de estação no guarda-roupa. A hora certa, de facto, será indicada pelas temperaturas, que aumentam ou diminuem dependendo da época do ano.

No entanto, a mudança de estação no guarda-roupa deve ser feita entre março e abril para a primavera-verão e entre setembro e outubro para o outono-inverno. De qualquer forma, o conselho é não esperar a explosão de calor ou a chegada dos primeiros frios, para não ser apanhado desprevenido.

Além disso, atenção especial também deve ser dada ao dia em que se deve fazer a mudança de estação, porque seria desejável fazê-lo quando estiveres de bom humor. Portanto, evita segundas e domingos e reserve um tempo para fazê-lo com calma, mesmo que custe um dia de folga.

arrumar o guarda-roupa
Foto de Liza Summer no Pexels

Como se faz uma mudança de estação?

Antes mesmo de esvaziar e reabastecer o guarda-roupa, tens de ter à mão tudo o que precisas para fazer a mudança de estação. Caixas, rótulos para catalogar roupas, por exemplo. Vamos agora rever todas as ideias-chave para uma rápida mudança de época e sem o risco de cometer erros:

  • Escolher o que descartar e o que guardar: enquanto estamos a selecionar os itens para colocar nas caixas para dar espaço para blusas e casacos, também seria apropriado descartar algumas roupas. Nem todas as roupas que temos no armário nos foram úteis ou, talvez, algumas até estejam arruinadas. Pois bem, esta é a hora de fazer a limpeza evitando colocar roupas que não precisamos nas caixas para serem guardadas.
  • Como guardar as roupas: entre as roupas a serem guardadas nas caixas pode haver algumas que precisem de pequenos reparos ou sejam levadas para a lavandaria. Antes de fechá-las e catalogá-las, convém colocá-las prontas para serem usados ​​na próxima mudança de estação. Portanto, se houver calças para serem retiradas e costuradas, por exemplo, é melhor fazê-lo imediatamente.
arrumar gavetas
Foto de Francesco Paggiaro no Pexels
  • Catalogação das roupas guardadas: sejam as roupas guardadas em caixas ou nas prateleiras de um closet, o melhor a fazer é dividi-las em categorias, para encontrares facilmente tudo o que precisas na próxima mudança de estação. Para quem usa caixas, o conselho é deixar uma etiqueta do lado de fora.
  • Abrir espaço para o novo: depois de abrir espaço no guarda-roupa, o armário deve ser ventilado. Outro cuidado: antes de guardar as roupas para a nova estação, deves certificar-te de que tudo está perfeitamente dobrado e, no caso, passar a ferro as roupas que precisam. Além disso, as roupas devem ser penduradas com sentido, talvez dividindo-as por cores para encontrar mais facilmente o que precisas.
Ver comentários (0) / Comentar