2022 tem sido um ano de renovações em casa. A mudança de certos hábitos de vida e, acima de tudo, a fatura energética, têm sido as forças motrizes por detrás disto. Mas também não devemos esquecer o aumento do custo dos empréstimos. Perante a dúvida entre comprar e renovar, muitas pessoas preferiram não correr o risco e dar uma segunda oportunidade à sua casa. Mas quais têm sido as renovações deste ano? Os especialistas da habitissimo dizem-nos.
Instalação de painéis solares
Com o preço da luz e do gás a disparar e com subsídios significativos de fundos europeus, o autoconsumo tem sido a grande aposta para 2022. A procura para a instalação de painéis fotovoltaicos disparou. Não só os painéis solares, mas também a energia aerotérmica tem registado um aumento de procura.
Obras de aquecimento
Este tipo de remodelação, também relacionada com a necessidade de reduzir as faturas de energia, foi outro capítulo importante em 2022. Na secção de aquecimento, o trabalho mais exigido foi a substituição de caldeiras antigas por caldeiras mais eficientes, seguida de trabalhos de instalação e manutenção.
Melhorar o isolamento e a impermeabilização
Sem abdicar de tudo relacionado com a eficiência energética das casas e edifícios, as obras de isolamento ou obras destinadas a melhorar as condições de vida também ocuparam um lugar de destaque no setor da reabilitação. Esta secção inclui tudo, desde a substituição da carpintaria em PVC até à impermeabilização, passando pelo tratamento da humidade ou pela renovação de fachadas, entre outros.
Reformas integrais
2022 foi o ano escolhido por muitos para remodelar completamente a casa: mudar o layout, ampliar ou abrir espaços, renovar a carpintaria, fazer novas casas de banho e cozinhas... Aqueles que hesitavam entre remodelar ou mudar de casa parecem ter optado pela primeira opção em muitos casos.
Mas pode haver outros fatores, nomeadamente uma população envelhecida, as novas construções não estarem a ser desenvolvidas, o que promove a compra de habitações em segunda mão e, com ela, as inevitáveis renovações.
Reformas rápidas
Nem tudo têm sido grandes obras para reformar a casa. Em 2022 a procura de pequenos trabalhos para renovar o estilo da casa ou torná-la mais confortável de uma forma rápida e económica continuou. O mais popular? Trabalho de pintura.
E a isto juntaram-se renovações mais complexas, embora parciais: abertura de espaços, habilitação de zonas para teletrabalho ou renovação da casa de banho ou cozinha.
Renovação de espaços exteriores
Com a pandemia, os terraços, pátios e jardins ocuparam o protagonismo. É cada vez mais claro que estes espaços são uma parte importante da casa e por isso merecem a mesma atenção que qualquer sala interior. Qual tem sido o mais solicitado? A construção de piscinas. A pandemia foi atingida e a procura foi mantida neste 2022.
Indiscutivelmente, este tem sido um ano de renovações domésticas, especialmente em termos de eficiência energética. E tudo parece apontar para o fato de que as energias renováveis continuarão a desempenhar um papel de liderança.
Para poder comentar deves entrar na tua conta