EDP e Decathlon assinam parceria para instalação de painéis solares

EDP instala até 42 mil painéis solares em lojas Decathlon na Europa

A EDP foi selecionada pela Decathlon para instalar até 80 projetos de produção de energia renovável nos edifícios da empresa em seis países europeus. “Vão ser instalados até 42 mil painéis solares nos telhados, estacionamentos cobertos e outros locais da Decathlon, alcançando uma capacidade instalada de até 21 megawatts-pico (MWp)”, refere a EDP, um dos principais impulsionadores de energia solar descentralizada na Europa. 
Instalação de painéis solares em Portugal

Painéis solares: projetos de autoconsumo atraem portugueses

No início de março, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) tinha 890 pedidos de criação de projetos de autoconsumo coletivo, sendo que 480 estavam registados (com autorização para instalar painéis solares), 244 em análise, 144 a aguardar resposta dos promotores a pedidos de esclarecimento adicionais e 42 certificados. Trata-se de um aumento de 175% num espaço de oito meses: entre junho de 2023 e março de 2024.
Painéis solares em casa

Energia solar em casa: Otovo e Leroy Merlin assinam parceria

A Otovo, principal marketplace europeu de instalações solares e baterias para o mercado residencial, e a Leroy Merlin, empresa especializada na venda de soluções para casa, assinaram uma parceria com o objetivo de “tornar acessível a mais pessoas o modelo de subscrição de painéis solares fotovoltaicos”, referem as empresas em comunicado. 
Instalação de painéis solares em Portugal

Instalação de painéis solares para autoconsumo a crescer em Portugal

No final de junho, Portugal contabilizava 2.980 megawatts (MW) de capacidade fotovoltaica em operação, mais 419 MW que a potência solar existente no final de 2022. Trata-se de cerca de metade da capacidade adicionada em todo o ano passado (860 MW), o que mostra que 2023 está a ter um ritmo de expansão da energia solar em Portugal em linha com o do ano passado. Um valor, no entanto, aquém do que será necessário para que o país cumpra com as novas metas que o Governo propõe para 2030. 
sustentabilidade

Neste parque solar no Kosovo as ovelhas servem de “corta-relva”

Mais de 100 ovelhas e algumas cabras servem de “corta-relva” na quinta solar Rogane, perto da pequena cidade de Kamenica, no leste do Kosovo, onde pastam duas vezes por semana. E tudo porque os trabalhadores de cansaram de desperdiçar sua própria energia a cortar relva ao redor dos mais de 12.000 painéis fotovoltaicos instalados.
É em Guimarães que há mais unidades de produção para autoconsumo

Energia: Portugal aposta nas unidades de produção para autoconsumo

Há em Portugal mais de 131 mil unidades de produção para autoconsumo (as chamadas UPAC) de energia, que são sobretudo instalações fotovoltaicas diretamente ligadas a um consumidor. É em Guimarães que existem mais, são 3.650 instalações. Seixal e Vila Nova de Famalicão completam o pódio, ocupando o segundo e terceiro lugares do ranking, com 3.192 e 3.190 UPAC, respetivamente.
Dicas para poupar energia em casa

Energia a subir? Dicas para baixar o valor da fatura e ser sustentável

O custo da energia é um dos que mais pesa no orçamento mensal das famílias, sendo uma despesa que tem vindo a subir nos últimos tempos, na sequência da crise energética que se vive um pouco por todo o mundo. Em Portugal, o preço da eletricidade em mercado regulado aumentou 1,6% em janeiro, em relação ao mês anterior, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média do ano passado. É crucial, portanto, poupar. Quer na carteira quer no planeta. Como? Damos algumas dicas sobre o tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
remodelar casa

As 6 remodelações de casa mais procuradas em 2022

2022 tem sido um ano de renovações em casa. A mudança de certos hábitos de vida e, acima de tudo, a fatura energética têm sido as forças motrizes por detrás disto. Mas também não devemos esquecer o aumento do custo das hipotecas. Perante a dúvida entre comprar e renovar, muitas pessoas preferiram não correr o risco e dar uma segunda oportunidade à sua casa. Mas quais têm sido as renovações deste ano? Os peritos de habitissimo dizem-nos.
Energia renovável para autoconsumo

Energia para autoconsumo: venda de excedente à rede deixa de pagar IVA

A venda à rede elétrica nacional do excedente de energia para autoconsumo gerada a partir de fontes renováveis, como painéis solares fotovoltaicos, passa agora a deixar de pagar o IVA. Em causa está uma nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira (dia 22 de dezembro de 2022) e se aplica a quem tenha em casa uma potência instalada igual ou inferior a 1 MW. Até agora, os pequenos produtores de energia além de terem de emitir fatura da venda, tinham também de pagar o IVA correspondente, retirando atratividade ao investimento.