Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Energia solar

Últimas notícias sobre "Energia solar" publicadas em idealista.pt/news

Eficiência energética: 3.000 casas municipais do Grande Porto vão aproveitar a energia solar

A Agência de Energia do Porto (AdEPorto) quer aproveitar as coberturas de cerca de três mil habitações detidas pelos municípios do Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde, Valongo e Paredes para produzir 12 MW de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos. 

Notícia sobre:

Como ter uma casa mais “verde”: a importância e as vantagens de produzir a própria energia

É verdade que se produz cada vez mais eletricidade através de fontes renováveis, como o sol, o vento e a água, no entanto, cerca de 40% da eletricidade ainda é proveniente de fontes não renováveis, nomeadamente carvão, petróleo e gás natural. É crucial, portanto, que o uso de fontes de energia renováveis seja prioritário. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, mostramos algumas (boas) razões para se ponderar a instalação de um sistema solar fotovoltaico e, desta forma, se produzir a própria eletricidade.

Notícia sobre:

Primeiro “Bairro Solar” de Portugal vai nascer no Belas Clube de Campo

A EDP Comercial e a Planbelas – imobiliária que promove e gere o empreendimento Belas Clube de Campo, nos arredores de Lisboa – lançaram, no Lisbon Green Valley, o primeiro “Bairro Solar, Comunidade de Autoconsumo Coletivo de Energias Renováveis (CACER)” de Portugal. O objetivo é promover a produção de energia a partir do sol e, por isso, 100% renovável, e o seu autoconsumo, gerando poupanças substanciais na fatura de eletricidade. 

Notícia sobre:

Porto: câmara vai instalar sistemas fotovoltaicos em 29 edifícios municipais

A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai instalar, no âmbito do projeto Porto Solar, sistemas fotovoltaicos em 29 coberturas de edifícios municipais, 25 dos quais escolas da rede pública municipal. O objetivo é, além de conseguir uma poupança considerável no consumo de energia elétrica, diminuir a emissão para a atmosfera de gases com efeitos de estufa em 500 toneladas por ano.

Notícia sobre:

Engie Portugal vai investir 10 milhões em energia solar fotovoltaica

A Engie Portugal vai investir 10 milhões de euros em energia solar fotovoltaica descentralizada no país, nos próximos três a cinco anos. O investimento irá “contribuir para ajudar o tecido empresarial português a concretizar a transição energética carbono zero”, segundo a empresa.

Notícia sobre:

Produzir e partilhar energia solar com vizinhos? Sim, a partir de 2020

É oficial. A partir de 1 de janeiro de 2020, quem produzir energia solar já vai poder partilhá-la com os vizinhos. Até agora, apenas era permitido o autoconsumo individual, mas o decreto-lei vem permitir que os consumidores se agrupem.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Como produzir energia em casa? Toma nota destas seis dicas

A fatura da eletricidade é um peso no orçamento familiar? Fica a saber que há formas de produzir energia para consumir em casa. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, assegurada pela Deco para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este assunto.

Notícia sobre:

Governo aprova investimento de 81 milhões em três centrais solares em Santarém

O Governo licenciou três novas centrais solares – de Alforgemel, Casal do Paúl e Encarnado, na freguesia de Almoster, no concelho de Santarém – sem subsídios pagos pelos consumidores, que representam um investimento total de 81 milhões de euros.

Notícia sobre:

Portugal faz parte do maior contrato de compra de energia solar do mundo

O grupo energético Audax e a COX Energy assinaram o maior acordo de compra de energia solar do mundo. Um contrato no valor de 400 milhões de euros que prevê um volume total de 660 MW de potência instalada – 495 MW em Espanha e 165 MW em Portugal –, suficiente para satisfazer o consumo de cerca de 400.000 casas utilizando só energia renovável ou verde.

Notícia sobre: