Ar condicionado

Mais de metade das casas em todo o mundo terá ar condicionado até 2050

A crescente frequência de ondas de calor em Portugal e na Europa está a impulsionar de forma drástica a procura por sistemas de ar condicionado, com previsões de que mais de metade das casas no mundo (55%) terão estes equipamentos até 2050. A conclusão é de um estudo com participação do Instituto Ifo, citado pelo Jornal de Negócios, que alerta para o impacto social, económico e energético desta tendência, impulsionada pelo aquecimento global.
frio em casa

Mais de metade dos lisboetas sente desconforto térmico em casa

Mais de metade dos lisboetas que participaram num inquérito sobre pobreza energética referiram sentir, por vezes, desconforto térmico em casa, tanto no verão como no inverno.No inquérito, realizado pela Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa e cujos resultados são apresentados hoje,
aquecer a casa

Casas sem aquecimento: o que acontece ao nosso corpo?

Com a chegada do frio, as temperaturas em casa também caem. Além disso, o aumento exponencial dos custos da energia encarece o aquecimento para algumas famílias, levando-as a ter que resistir ao frio em casa. Mas o que acontece com o nosso corpo num ambiente sem aquecimento?
Toalheiro elétrico

Aquecedor de toalhas: a nova tendência de casa de banho em 2024

Nestes dias frios de inverno, quando tanto te custa sair debaixo da água quentinha do chuveiro, o que mais te apetece ao saíres do poliban ou banheira? Vamos apostar: uma das coisas será, certamente, teres uma tolha quente à tua espera. Acertámos? Se sim, fica atento/a à nova tendência deste ano.
aquecimento

O desafio de manter a casa quente no inverno: o que fazer?

Manter a casa aquecida no inverno pode ser um grande desafio. Ainda mais em Portugal, onde a pobreza energética é uma realidade e a maioria das casas ainda não está preparada para ser energeticamente eficiente. Muito já se tem feito nesta área, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Caldeiras a gás proibidas

UE diz adeus às caldeiras a gás nas casas: quais são as alternativas?

A União Europeia (UE) colocou o pé no acelerador no seu plano de transição energética. Além de querer pressionar os proprietários a melhorar a eficiência energética dos seus edifícios, também vai apertar as regras quanto aos sistemas de aquecimento e ar condicionado que se podem utilizar quer em casa, quer na indústria. Isto porque, segundo a Agência Internacional de Energia, os sistemas de aquecimento são responsáveis por 10% do total das emissões de dióxido de carbono a nível global.
Cortinas térmicas para aquecer a casa

Cortinas térmicas: ajudam a aquecer a casa e baixam a conta de energia

Manter a casa quente e confortável é um verdadeiro desafio para muitos portugueses especialmente durante o inverno. Provavelmente andas a adiar trocar e isolar as janelas, ou até mesmo ligar o aquecimento porque o orçamento não estica. Com os preços de energia em alta e a baixa eficiência energética das casas, manter o frio do lado de fora, pode parecer uma missão impossível.
remodelar casa

As 6 remodelações de casa mais procuradas em 2022

2022 tem sido um ano de renovações em casa. A mudança de certos hábitos de vida e, acima de tudo, a fatura energética têm sido as forças motrizes por detrás disto. Mas também não devemos esquecer o aumento do custo das hipotecas. Perante a dúvida entre comprar e renovar, muitas pessoas preferiram não correr o risco e dar uma segunda oportunidade à sua casa. Mas quais têm sido as renovações deste ano? Os peritos de habitissimo dizem-nos.
Pés em chão de madeira

Piso radiante: uma boa aposta para a eficiência energética?

O piso radiante, ou chão aquecido como muitos conhecem, é ainda visto por muitos como um luxo, mas a verdade é que cada vez mais se começa a ver proprietários a considerar esta opção nas suas casas. As vantagens vão além de se ter sempre os pés quentes, e apesar do investimento inicial é um passo para ter uma casa mais eficiente. Explicamos porquê.
pellets

Aquecer a casa com lenha ou pellets ainda continua a ser mais barato

Agora que o tempo frio se aproxima, e os custos de energia não param de subir, o aquecimento doméstico é uma das principais preocupações dos portugueses. Apesar do aumento do preço do pellet, para cerca de 10 euros/saco, a biomassa (lenha e pellet) continua a ser energia mais barata para o aquecimento das casas este inverno, segundo a empresa portuguesa Solzaima.
Aquecer a casa

Aquecer a casa: como escolher o sistema de aquecimento (parte 1)

O frio continua a entrar pelas casas dos portugueses e a falta de casas eficientes em Portugal é gritante. Isso mesmo escrevemos neste artigo, salientando que melhorar o desempenho energético dos edifícios está no topo das prioridades, nomeadamente para baixar a fatura da eletricidade, que disparou nos últimos tempos. Uma crise energética que poderá ganhar novos contornos na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia. Importa saber, por isso, como escolher o melhor sistema de aquecimento. Explicamos tudo no artigo desta semana da Deco Alerta.