Autarquia vai investir 1,1 milhões na recuperação de habitações neste bairro camarário. Obras devem ficar concluídas em 2025.
Comentários: 0
Funchal
Foto de Erik Karits no Pexels
Lusa
Lusa

A Câmara Municipal do Funchal vai investir 1,1 milhão de euros na requalificação do conjunto habitacional da Ribeira Grande, na freguesia de Santo António, uma obra que deve estar concluída em 2025, segundo o anúncio feito pelo presidente da autarquia.

"Tenho a certeza de que até 2025 vamos ter aqui um grande exemplo e um bairro completamente recuperado", afirmou Pedro Calado durante a visita que efetuou aquele bairro camarário para visitar as obras efetuadas na primeira fase do projeto de requalificação.

O conjunto habitacional da Ribeira Grande, nos arredores do Funchal, foi construído há cerca de 40 anos e é composto por três blocos de 30 apartamentos cada.

O município funchalense efetuou um investimento de 600 mil euros na primeira fase do projeto de recuperação, que contou com um financiamento comunitário do Programa Operacional 'Madeira 14-20'.

Pedro Calado adiantou que a Câmara Municipal pretende desencadear a segunda fase desta requalificação no interior dos edifícios, um passo que vai ser "começado a planear em breve", apontando que terá um custo estimado de 500 mil euros, pelo que o montante global vai "ascender a 1,1 milhões".

Primeira fase envolveu várias obras de melhoria de isolamento térmico

O responsável do principal município da Madeira mencionou que na primeira fase de intervenção foram realizadas obras de isolamento térmico e impermeabilização da cobertura com tela asfáltica nas paredes exteriores.

Também foram substituídas as caixilharias de alumínio, colocados painéis solares para aquecimento das águas sanitárias com energias renováveis, além de iluminação eficiente nas zonas comuns, com a substituição de todas as lâmpadas tradicionais por leds; medidas passivas de proteção solar, substituindo os atuais estores, por estores de alumínio térmico "permitindo uma melhoria, quer a nível térmico, quer acústico, além de outras intervenções".

Segundo o autarca, o objetivo desta intervenção foi dar "um maior conforto" aos moradores e "permitir uma poupança de energia em toda a envolvente externa dos edifícios, reduzindo desta forma a fatura elétrica". Pedro Calado assegurou que "estas obras não vão afetar o preço das rendas" praticadas neste bairro camarário.

O presidente recordou que a recuperação do complexo habitacional foi um dos compromissos que assumiu na campanha eleitoral, declarando: "A promessa está a ser concretizada!" O autarca concluiu que lembrando que a autarquia "tem à sua responsabilidade 1.500 habitações e vai olhar por todas elas".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta