EDP e Decathlon assinam parceria para instalação de painéis solares

EDP instala até 42 mil painéis solares em lojas Decathlon na Europa

A EDP foi selecionada pela Decathlon para instalar até 80 projetos de produção de energia renovável nos edifícios da empresa em seis países europeus. “Vão ser instalados até 42 mil painéis solares nos telhados, estacionamentos cobertos e outros locais da Decathlon, alcançando uma capacidade instalada de até 21 megawatts-pico (MWp)”, refere a EDP, um dos principais impulsionadores de energia solar descentralizada na Europa. 
Instalação de painéis solares em Portugal

Painéis solares: projetos de autoconsumo atraem portugueses

No início de março, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) tinha 890 pedidos de criação de projetos de autoconsumo coletivo, sendo que 480 estavam registados (com autorização para instalar painéis solares), 244 em análise, 144 a aguardar resposta dos promotores a pedidos de esclarecimento adicionais e 42 certificados. Trata-se de um aumento de 175% num espaço de oito meses: entre junho de 2023 e março de 2024.
painel solar

Investir em painéis solares: é melhor alugar ou comprar?

Investir em painéis solares continua a ser uma excelente opção para quem procura uma casa mais eficiente e sustentável, que permite diminuir a pegada ecológica, quanto reduzir as despesas com a fatura de eletricidade.  No entanto, faz mais sentido alugar ou comprar painéis solares?
Pannello fotovoltaico

Telhados verdes: o truque para produzir o dobro de energia solar

A instalação de sistemas solares em telhados verdes pode aumentar a produção de eletricidade em até 107% durante os períodos de pico. Segundo um estudo da Universidade de Tecnologia de Sydney (Austrália), as coberturas biosolares (que incluem hortas, prados, espaços verdes de vários tipos) evitam o sobreaquecimento dos sistemas de acumulação, aumentando eficazmente a produtividade e o correcto funcionamento dos painéis solares. Vamos descobrir mais.
Instalação de painéis solares em Portugal

Instalação de painéis solares para autoconsumo a crescer em Portugal

No final de junho, Portugal contabilizava 2.980 megawatts (MW) de capacidade fotovoltaica em operação, mais 419 MW que a potência solar existente no final de 2022. Trata-se de cerca de metade da capacidade adicionada em todo o ano passado (860 MW), o que mostra que 2023 está a ter um ritmo de expansão da energia solar em Portugal em linha com o do ano passado. Um valor, no entanto, aquém do que será necessário para que o país cumpra com as novas metas que o Governo propõe para 2030. 
Apoios à eficiência energética de casas

Apoios à eficiência energética: inquilinos e segundas casas de fora

O Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis está de volta e tem uma dotação total de 100 milhões de euros para financiar a substituição de janelas e a instalação de painéis solares, por exemplo. É um apoio que visa ajudar as famílias a renovar as respetivas casas, de forma a melhorar o desempenho energético das mesmas. Mas nem todos os interessados se podem candidatar a estas ajudas: é o caso dos inquilinos e dos proprietários que pretendam fazer intervenções em segundas habitações. 
Painéis solares em casa

Governo pode incluir painéis solares por subscrição em novo apoio

O Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis volta em 2023 com uma dotação total de 100 milhões de euros para financiar, por exemplo, a substituição de janelas e a instalação de painéis fotovoltaicos em casa. A instalação de painéis solares em habitações, por subscrição, já é uma realidade em Portugal desde o ano passado, mas o Governo pondera incluir esta modalidade num próximo aviso do Programa Edifícios Mais Sustentáveis, ou até mesmo lançar um novo instrumento específico para este propósito.
sustentabilidade

Neste parque solar no Kosovo as ovelhas servem de “corta-relva”

Mais de 100 ovelhas e algumas cabras servem de “corta-relva” na quinta solar Rogane, perto da pequena cidade de Kamenica, no leste do Kosovo, onde pastam duas vezes por semana. E tudo porque os trabalhadores de cansaram de desperdiçar sua própria energia a cortar relva ao redor dos mais de 12.000 painéis fotovoltaicos instalados.
É em Guimarães que há mais unidades de produção para autoconsumo

Energia: Portugal aposta nas unidades de produção para autoconsumo

Há em Portugal mais de 131 mil unidades de produção para autoconsumo (as chamadas UPAC) de energia, que são sobretudo instalações fotovoltaicas diretamente ligadas a um consumidor. É em Guimarães que existem mais, são 3.650 instalações. Seixal e Vila Nova de Famalicão completam o pódio, ocupando o segundo e terceiro lugares do ranking, com 3.192 e 3.190 UPAC, respetivamente.