
O surgimento e consolidação do fenómeno conhecido como “nomadismo digital” é uma realidade. Os números mostram que um número crescente de pessoas, geralmente ligadas a setores profissionais das novas tecnologias, tem optado por deixar de lado as formas convencionais de trabalho. Portugal é, de resto, um dos países favoritos para quem não precisa de um local fixo para trabalhar.
Além das óbvias mudanças que isso implica no mercado de trabalho, há muitas outras consequências. Uma delas é a abertura de mercado para inúmeras empresas lançarem produtos que atendam às necessidades que estes tipos de profissionais possam ter. Um produto especificamente projetado foi lançado recentemente pela Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), sob o nome de NOMADPro Canter.
No site da empresa, destaca-se que se trata de um veículo conceptual que pretende adaptar-se a um novo estilo de vida de trabalho remoto ao mesmo tempo que procura promover e incentivar “uma ligação profunda com o mundo exterior".
Baseado no conceito de “aproveitar o poder curativo da natureza”, o veículo é apresentado como uma carrinha que oferece um local de trabalho móvel com uma seleção de amenidades. Além disso, a carrinha é baseada no modelo 2WD da Mitsubishi Canter.

O interesse em oferecer um produto com estas características acelerou após a disseminação da pandemia do coronavírus, que acabou por gerar, em larga escala, novas fórmulas de trabalho, inclusive o teletrabalho. Mas também afetou outras questões do quotidiano, como o facto de, por exemplo, muitas pessoas terem preferido sair das cidades grandes e procurar espaços menos saturados e com maior protagonismo para os espaços abertos e a natureza. Assim, o projeto Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation nasceu da rápida difusão desses novos parâmetros, cujos principais benefícios incluem a redução do tempo de viagem e maior flexibilidade em todos os aspetos da vida.

Além disso, cientes de que, apesar dos benefícios, a vida de nómada digital pode gerar problemas de isolamento social, a equipa do MFTBC quis combater esse problema, tentando promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e ajudar na saúde física e mental.
Em termos de benefícios, o veículo possui facilidades que facilitam o trabalho remoto. Está equipado com uma mesa e banco reguláveis que podem ser facilmente arrumados, bem como um posto de trabalho para duas pessoas.

Além de uma cama móvel, também inclui uma cozinha, um lavatório e uma casa de banho com duche. Tudo isso pensado para facilitar o descanso após o trabalho. Embora o espaço seja compacto, a asa do lado direito do carro pode ser totalmente aberta, permitindo que os utilizadores se sintam próximos à natureza durante o trabalho.


Para poder comentar deves entrar na tua conta