
Na aldeia austríaca de Murstetten, junto aos restos do que outrora foi um dos castelos mais importantes e imponentes da Áustria, o estúdio austríaco Juri Troy Architects completou uma cabana angular construída com madeira e palha de origem local, para proporcionar um espaço de retiro a curto prazo num cenário rodeado pela história e natureza. "A propriedade, o parque do castelo em Murstetten, é um lugar extraordinário com significado histórico e uma história cheia de acontecimentos. Partes desta história ainda hoje são reconhecíveis em fragmentos", explica o gabinete de arquitetura no seu website.

A casa foi construída em colaboração com o estúdio local Caravan Atelier, que foi responsável pelo desenvolvimento dos planos de trabalho e construção da casa, desde a construção da estrutura em madeira até à carpintaria de móveis. A cabana foi concebida para ter um impacto mínimo em termos de estrutura e materiais, sendo construída a partir de madeira processada e de origem local e isolada com palha de uma quinta próxima. Fiel ao seu objetivo, a pequena habitação é orientada para marcos de enquadramento, tais como a igreja próxima, através das suas grandes janelas.

No interior, há um único espaço em aberto contendo a sala de estar, sala de jantar e cozinha, com uma casa de banho no canto norte. Praticamente todo o espaço é forrado com prateleiras de madeira expostas, criando uma série de nichos de armazenamento e assentos almofadados por baixo de grandes janelas orientadas para enquadrar os arredores. No mesmo canto encontra-se um mezanino adormecido, acedido por uma escadaria de madeira.
O telhado íngreme da cabana inclina-se para sul, onde se abre para a paisagem com um conjunto de portas de vidro dobráveis a toda a altura e um terraço de madeira levantado. Tanto o terraço de madeira como a escada de entrada norte podem ser completamente retraídos com um sistema de roldanas, permitindo que a cabine seja completamente fechada se desejado.

A sustentabilidade tem sido um fator chave ao longo de todo o processo de conceção e construção. "O projeto segue um conceito holístico sustentável no planeamento, utilização e implementação", dizem eles. Tanto que foi tomado especial cuidado para reduzir ao máximo o impacto sobre o ambiente. Por exemplo, a casa fica bem acima do solo e só a toca através da fundação de oito parafusos.

Além disso, a maior parte dos materiais utilizados são provenientes das imediações. A madeira tanto para os elementos estruturais como para as superfícies provém das florestas do próprio cliente e foi processada na serração vizinha. A fim de conseguir um excelente isolamento, foi utilizada palha que também vem do ambiente ao redor. O calor e a energia são gerados pelo sistema fotovoltaico no telhado.


Para poder comentar deves entrar na tua conta