
Os designers do Studio 1984 foram responsáveis por este projeto, simulando uma espécie de "ninho" para os humanos. Em relação à sua construção, deve notar-se que foi utilizado um composto de vários tipos de madeira reciclável, embora tenham sido colocados fardos de palha nas áreas mais proeminentes da casa.

Em busca de uma arquitetura de baixo impacto, o ninho é largamente inspirado por "edifícios agrícolas vernáculos", explica o Studio 1984.
"A sua forma e textura familiar prestam homenagem aos celeiros tradicionais e procuram encontrar o seu encanto discreto. Este imaginário pastoral dita a escolha de materiais locais amplamente disponíveis, tais como madeira e palha, cujo impacto ecológico é quase nulo. A referência ao património rural, longe de gerar um habitat arcaico, apoia inovações técnicas em termos de conforto, atmosfera e eficiência energética", dizem os designers.
O co-fundador do Studio 1984 Romain Gié disse que "apesar da implicação distópica, o objectivo desta criação é encorajar práticas responsáveis que afetam o presente e o futuro para melhor". "A sustentabilidade social e ambiental estão inter-relacionadas e devem ser consideradas na concepção dos projetos", disse Gié.

Sustentabilidade e ecologia são a base desta construção, que tem a caraterística de isolamento térmico por palha, para além de outros materiais renováveis que foram utilizados para a sua colocação.
"Uma forte exigência ecológica tanto nos materiais utilizados na construção como na utilização a longo prazo do edifício estiveram no centro das preocupações do projeto", explicam eles.

Porque é que a palha é uma boa escolha para isolamento térmico?
Uma das caraterísticas da palha é o seu elevado isolamento térmico e acústico. Para o conseguir, os blocos de palha devem ser muito bem prensados para garantir que sejam compactados. Isto é feito por duas razões: é mais difícil que o fogo se propague e a água entrará menos. Irá fotrtalecer também a sua estrutura.
A água pode ser um problema para estas casas, por isso são protegidas através da cobertura dos blocos de palha com diferentes materiais, tais como barro, argamassa ou cal.
Finalmente, e salientando que a sustentabilidade e a ecologia foram fundamentais na concepção e construção desta casa, é de notar que praticamente não é emitido CO2 durante a extração ou fabrico da palha. Além disso, caracteriza-se por ser um material altamente renovável.
Para poder comentar deves entrar na tua conta