
Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. E desta vez viajamos até Tel Aviv, em Israel, para conhecer a 'My Twin Brother's House'. Trata-se de uma moradia de design de 500 metros quadrados (m2), com uma curiosa particularidade: as persianas de madeira que percorrem quase toda a fachada.
As persianas desempenham um papel vital em casa. Seja para regular a luz e o calor ou para manter a privacidade. A escolha certa pode fazer toda a diferença. As persianas de madeira estão a tornar-se cada vez mais populares e, para além destas funções, também dão às casas um design moderno e um toque decorativo.
Têm a vantagem de serem geralmente mais fortes do que muitos outros materiais normalmente utilizados, mas são muito leves. Isto permite que a persiana abranja larguras maiores, dando-lhe mais flexibilidade no desenho e disposição. Além disso, é também um material durável, com boa resistência ao calor e à humidade.
São precisamente as persianas deste tipo, feitas de madeira dobrada com ripas, juntamente com o betão marcado com placas expostas, que definem esta bela casa concebida pelo estúdio israelita Pitsou Kedem Architects, em colaboração com o arquiteto Tamar Berger.

Localizada numa área suburbana nos arredores de Tel Aviv, a "My Twin Brother's House" está rodeada por um grande jardim cheio de árvores, e foi concebida para o irmão gémeo do fundador do estúdio.

Para equilibrar o desejo de privacidade com uma estreita ligação ao jardim, Pitsou Kedem Architects e Berger colocaram o rés do chão da casa mais exposto sob um piso superior de betão revestido. As aberturas no piso superior são protegidas por uma mistura de grelhas de madeira e persianas de abertura, permitindo que todo o lado sul se abra para um grande terraço.

Quase todo o piso térreo é dedicado a uma grande sala de estar, cozinha e sala de jantar, com uma pequena casa de banho no lado este, atrás de uma parede de armários de cozinha a toda a altura. Ao longo da margem sul, uma parede de portas de correr, separada por pilares de betão, abre-se para um terraço de pedra, onde se encontra uma zona de estar debaixo do chão suspenso, acima da qual se fixa um par de ventiladores de teto.

Estantes metálicas brancas entre suportes de aço separam a sala de estar de uma escadaria alta e estreita que percorre toda a aresta norte da casa, iluminada de cima por uma janela de fita de baixo nível e clarabóias colocadas no telhado de betão. No andar de cima, o quarto principal com casa de banho privativa e um quarto de criança, encontram-se ao lado de um pátio interior com plantas.

De frente para o jardim a sul, a fachada de pele dupla permite a utilização de portas de vidro deslizantes e telas dobráveis de madeira para mediar a luz e o ar, e cada divisão abre-se para o grande terraço do primeiro andar. Internamente, o betão marcado com tábuas foi deixado em grande parte exposto, com revestimento de ripas finas de madeira nos quartos e no teto da sala referindo-se às persianas externas.


Para poder comentar deves entrar na tua conta