Autarquia aprovou esta 2ªfeira a oferta pública de aquisição de 15 frações, por 2,2 milhões de euros. E promete não ficar por aqui.
Comentários: 0

Aumentar a oferta pública de habitação para garantir casas "a preços justos e controlados para todos". Este é o objetivo a que a Câmara Municipal de Braga diz estar determinada. E, nesse sentido, deu mais um passo no início desta semana, com o lançamento de uma oferta pública de aquisição para comprar 15 frações habitacionais. Executada no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) esta operação foi aprovada na segunda-feira (dia 12 de junho), com a abstenção do PS, e resulta de um acordo de colaboração entre a CM de Braga e o IHRU, envolvendo um financiamento de 2.230.535,00 euros no âmbito do programa 1º Direito. 

As fracções que vão ser compradas pelo município – uma com a tipologia T1, dez com a tipologia T2 e quatro com a tipologia T3 – têm de reunir condições de habitabilidade adequadas, independentemente de serem casas prontas a habitar ou necessitarem de obras de reabilitação, que serão realizadas antes de serem entregues aos beneficiários. 

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Braga a aquisição destas 15 frações "é uma primeira experiência desta natureza, que esperamos que seja bem sucedida, porque são 15 agregados familiares, que caso venhamos a concretizar esta aquisição, vão ver as suas necessidades satisfeitas".

De acordo com Ricardo Rio, citado pela imprensa local, esta possibilidade de aquisição de imóveis será efetuada pela autarquia "de uma forma faseada e gradual".

Câmara de Braga quer lançar oferta pública de aquisição de terrenos para construção nova de habitação acessivel

Por outro lado, o autarca revelou que existe o objetivo de alargar a oferta pública de aquisição a terrenos para construção nova. "Já temos um mapa sinalizado de várias localizações possíveis no território", detalhou o autarca, dando nota que "esses terrenos que estão identificados são no primeiro anel da cidade, uma vez que não há propriamente muitos terrenos disponíveis na malha urbana".

Avançou ainda que o objetivo é que "ainda este ano seja concretizada a revisão do PDM, enquanto fator essencial para aumentar a oferta de habitações no mercado e atrair investimento sustentável e gerador de riqueza.

Em fevereiro, foi anunciado que Braga vai investir 123 milhões de euros em habitação, o triplo do valor inicialmente previsto em 2021. O investimento na nova Estratégia Local de Habitação (ELH) será o “maior de sempre na área da habitação em Braga”, segundo João Rodrigues, vereador da autarquia, e prevê várias intervenções e políticas até 2026 para dar resposta à população.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta