
O Governo nomeou um novo Conselho Diretivo para o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), na sequência do termo do mandato do Conselho Diretivo cessante. O organismo será agora liderado por António Gil Leitão, que era o chefe de gabinete de Marina Gonçalves desde os tempos em que esta era secretária de Estado da Habitação até agora, como ministra. O novo responsável tomou posse no dia 12 de junho de 2023.
A equipa, que inicia agora um mandato de cinco anos, integra ainda:
- Filipa Serpa, como vice-presidente;
- Cristina Matela e Fernando Almeida (já ocupava estas funções), como vogais.
"O novo Conselho Diretivo tem como missão assegurar a continuidade do funcionamento do IHRU, em especial num momento em que o instituto tem responsabilidades acrescidas com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na componente da habitação, e um conjunto de programas que foram sendo lançados nos últimos anos", lê-se no comunicado do Ministério das Infraestruturas em divulgado esta quinta-feira (15 de junho de 2023).
Explica ainda o Executivo socialista que o novo Conselho Diretivo foi alvo da "devida apreciação da CRESAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública", que concedeu "o seu parecer positivo às quatro personalidades indigitadas, depois de uma avaliação curricular e de adequação de competências".
Em termos de remuneração, os membros do conselho diretivo do IHRU são equiparados a gestores públicos. Este organismo é classificado no grupo B, por isso, o seu presidente pode ganhar 7.100 euros, já com despesas de representação. De acordo com o despacho publicado também esta quinta-feira em Diário da República, todos os elementos do novo conselho diretivo estão autorizados a “exercerem a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público”.
O cargo de chefe de gabinete, segundo conta o ECO, passa a ser exercido por Hugo Fernando Carvalho Gonçalves, que já era adjunto no gabinete de Marina Gonçalves também desde os tempos em que esta era secretária de Estado da habitação em 2020.
Para poder comentar deves entrar na tua conta