Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IHRU

Últimas notícias e informações sobre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Câmara de Matosinhos terá 57,2 milhões para aquisição, reabilitação e construção de habitação

A Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) terá 57,2 milhões de euros para materializar um programa de habitação que inclui aquisição, reabilitação e construção, ao abrigo de um protocolo com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Em causa está o 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, um programa que tem como objetivo promover o direito a uma habitação condigna e que faz parte da Estratégia Local de Habitação de Matosinhos, instrumento aprovado por unanimidade em Assembleia Municipal em novembro do ano passado.

Notícia sobre:

Programa de Arrendamento Acessível: Governo quer criar bolsa com 18.660 casas

O Governo quer criar uma bolsa com imóveis atualmente devolutos (ou disponíveis), de norte a sul do país, que serão transformados em fogos para arrendamento a custo acessível. Os imóveis deverão ser selecionados pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), e na lista estão incluídos palácios, antigos conventos, moradias, terrenos, quintas, apartamentos e blocos de apartamentos. O investimento chegará aos 2.300 milhões de euros.

Notícia sobre:

Apoio às rendas só chegou a 500 famílias – inquilinos e senhorios estranham escassa procura

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) já recebeu quase 2.000 pedidos de empréstimos para apoio no pagamento das rendas devido à pandemia, mas a ajuda só chegou, até agora, a cerca de 500 famílias. Do total de pedidos, quase 700 foram devolvidos por falta de documentação. Os presidentes das associações de inquilinos e senhorios estranham a escassa procura.

Notícia sobre:

IHRU tem sete milhões para iniciar obras de reabilitação de 4.000 fogos

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) tem sete milhões de euros para dar início às obras de reabilitação de 4.000 fogos. A obras deverão decorrer até 2023, apesar de existirem muitos edifícios parcialmente ocupados, e  com muitas situações de prédios de propriedade mista, nos quais poderão surgir maiores dificuldades ao nível das intervenções a realizar. 

Notícia sobre:

Empréstimos para rendas: IHRU vai ser menos tolerante na gestão dos pedidos

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) já recebeu 1.896 pedidos de empréstimos para apoio no pagamento das rendas, tendo sido recusados 16 por falta de elementos. A entidade avisou, de resto, que vai começar a ser menos tolerante nos processos que não reúnam a documentação necessária, e que serão, por isso, mais facilmente chumbados.  

Notícia sobre:

Apoio às rendas: IHRU recebeu 1.772 pedidos de ajuda e recusou 16

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) já recebeu 1.772 pedidos de empréstimos para apoio no pagamento da renda, sendo sido recusados 16, devido a incumprimento dos requisitos previstos na legislação que enquadra esta medida excecional e temporária de apoio aos arrendatários e inquilinos com quebra de rendimentos devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus.

Notícia sobre: