
Criar algo novo a partir da tradição de um local nem sempre dá bons resultados. Algo que não aconteceu com o The Arches, que se configura como um espaço minimalista localizado em Londres, no Reino Unido. Desenhado pelo DHaus, os seus autores souberam conjugar o passado e o futuro neste projeto, que se situa no coração do noroeste da capital britânica. O resultado é óbvio: foi criado um projeto habitacional único e inovador.

The Arches, uma coleção de seis casas geminadas, tornou-se um testemunho da revitalização da área de conservação do Dartmouth Park, que dá prioridade ao design minimalista e práticas sustentáveis. Na verdade, o complexo foi projetado para combinar perfeitamente com a rica história e beleza natural da região. Inspirando-se nos espaços verdes históricos ao longo da Highgate Road, a visão da equipa do DHaus foi reconectar os dois espaços verdes públicos que enquadram o local do empreendimento, criando, em última análise, um “lançamento vitoriano futurista”.

As seis casas geminadas, projetadas para parecerem residências de um andar da Highgate Road, ficam afastadas desse espaço verde revitalizado. As entradas estão localizadas de forma a complementar a arquitetura vitoriana e as antigas cabanas históricas existentes na zona.
O design do The Arches é baseado na arquitetura neoclássica britânica de estilo vitoriano, exibindo uma fusão de retângulos e arcos dentro de uma tela de tijolos. Estudando os arcos romanos e as bases de pedra esculpida dos edifícios locais, os arquitetos destilaram os elementos de design nas suas formas mais puras. O projeto equilibra cuidadosamente o design contemporâneo com a preservação do seu entorno.

O projeto ergue-se onde no passado existia uma antiga estação de serviço. Por isso, a construção do novo complexo implicou a cuidadosa remoção de materiais contaminados e a recuperação do local para espaços verdes públicos. A equipa usou estrutura de madeira pré-fabricada e reforço de aço leve para criar a estrutura do edifício. O projeto com foco na sustentabilidade também apresenta um telhado verde para recolher água da chuva, painéis fotovoltaicos para energia renovável e tijolos Ibstock Bexhill Red Multi para a fachada.

Em detalhe, cada uma das seis casas tem aproximadamente 130 m2 de área útil, com 3-4 quartos, um escritório e uma sala de jardim. O layout de cada unidade é projetado para maximizar. Um elemento importante foi que cada casa transmitia uma sensação de exclusividade e privacidade, com elementos personalizados e detalhes de alta qualidade. O uso inteligente da luz natural, a combinação de madeira e materiais contemporâneos e a escolha de móveis de design criam um ambiente aconchegante e moderno ao mesmo tempo.

O projeto também tem foco na sustentabilidade. Além das medidas de eficiência energética, foram plantadas árvores e criado um habitat verde no telhado para incentivar a vida selvagem local. Dessa forma, não só beneficia o meio ambiente, mas também permite que os moradores vivam em uma casa mais saudável e económica.


Para poder comentar deves entrar na tua conta