Liberais dizem que restrições ao Alojamento Local são "restrição desproporcional à liberdade de prestação de serviços".
Comentários: 0
Rui Rocha
Getty images

A Iniciativa Liberal (IL) decidiu apresentar uma queixa formal a Bruxelas contra o pacote Mais Habitação, nomeadamente sobre as normas relativas ao Alojamento Local. Ainda antes do veto do Presidente da República, o partido avançou um pedido de fiscalização junto da Comissão Europeia.

“A queixa já seguiu para que não se perca tempo caso a legislação venha a entrar em vigor”, disse Rui Rocha, presidente da IL, ao Nascer do Sol. Na queixa, citada pela publicação, os liberais referem que “as normas citadas (sobre o fim de novos licenciamentos e reapreciação das licenças de AL) constituem uma restrição desproporcional à liberdade de prestação de serviços, tal como prevista no Tratado de Funcionamento da União Europeia e na Diretiva dos Serviços, à luz da interpretação pelo Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE)”.

Para a IL, o regime previsto para restrições ao licenciamento de AL “não se encontra geograficamente restrito, pois não se circunscreve a um número limitado de municípios densamente povoados e que conheçam tensões no seu mercado de locação de imóveis”, mas que trata-se de "uma proibição de uma atividade económica que abrangerá grande parte do território nacional".

Entretanto, já esta segunda-feira, 21 de agosto de 2023, o Presidente da República anunciou o veto ao programa Mais Habitação, considerando o diploma insuficiente e assente “na ausência total de consenso partidário”. Para Marcelo, o diploma do Governo é “insuficiente” e “irrealista”.

Da esquerda à direita, PSD, CDS, IL e BE aplaudem a decisão do PR, e lamentam a atitude da bancada socialista, que dispõe da maioria absoluta dos deputados, e que já anunciou que confirmar o diploma sobre a habitação vetado por Marcelo. Para o líder da IL, a confirmação do diploma sem alterações será um ataque ao país.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta