Alojamento Local: ASAE suspendeu 129 espaços nos últimos cinco anos
Nos últimos cinco anos – entre 2020 e dezembro de 2025 –, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou 12.344 operadores de Alojamento Local (AL) em Portugal. E o resultado foi a suspensão de 129 estabelecimentos, sobretudo por falta de condições de segurança.
Alojamento Local em 2025: regras mais apertadas e mudanças à vista?
O ‘boom’ do turismo fez com que nos últimos anos o arrendamento de casas de curta duração, o chamado Alojamento Local (AL), tivesse maior expressão, sendo uma forma, também, de muitos proprietários porem as suas casas a “render”. Mas a polémica instalou-se, com vários players do setor imobiliário e da construção, bem como especialistas de outras áreas, a considerarem que a atividade levou a um aumento dos preços das casas, nomeadamente nas duas principais cidades do país, Lisboa e Porto. Um cenário, sustentam, que ajudou a conduzir o país para uma crise na habitação. A fechar o ano, foi a própria Comissão Europeia (CE) a "pôr o dedo na ferida", tendo anunciado que vai apresentar uma proposta legislativa para limitar e/ou regular o AL em 2026.
AL: associação alerta para "leituras distorcidas" de medidas europeias
A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) alertou esta quarta-feira (18 de dezembro de 2025) para as “leituras distorcidas” das medidas europeias para a habitação e destacou Portugal como exemplo internacional na regulação daquele tipo de alojamento.
Plano da UE: renovar casas devolutas e pôr fim ao ‘boom’ no AL
Já são conhecidos mais detalhes sobre o novo plano de emergência para dar gás à habitação acessível na Europa, que foi apresentado esta terça-feira (dia 16 de dezembro).
Airbnb multada em 64 milhões por anúncios ilegais em Espanha
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol. Em causa estão 65.122 anúncios de casas e apartamentos sem licença para serem arrendados como alojamentos turísticos ou que exibiam um número de licença falso ou errado, revelou o Ministério dos Direitos Sociais e Consumo, num comunicado.
Alojamento Local: 40% das unidades sem seguro válido
Em Portugal, há mais de 126 mil unidades de Alojamento Local (AL) registadas.
Novo regulamento do AL em Lisboa aprovado - estas são as novidades
O novo Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL) foi recentemente aprovado pela Assembleia Municipal de Lisboa, em reunião do executivo no passado dia 27 de novembro, e entra agora em vigor.
Vistoria ao Alojamento Local: tudo o que precisas saber
Abrir um Alojamento Local (AL) em Portugal não se resume ao registo e à entrega da papelada.
Câmara de Lisboa aprova proposta para regular Alojamento Local
A Câmara de Lisboa aprovou esta quinta-feira, dia 27 de novembro de 2025, a proposta da liderança PSD/CDS-PP/IL para alteração do Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL), viabilizada com o apoio do Chega, para que o rácio de contenção absoluta seja reduzido de 20% para 10%.
Peritos da UE querem fim da financeirização da habitação e tributar AL
O Conselho Consultivo para a Habitação da Comissão Europeia recomendou uma “mudança de paradigma” sobre o setor habitacional na União Europeia (UE), propondo o fim da “financeirização” e a tributação do arrendamento de curta duração.
Seguro obrigatório põe 45 mil alojamentos locais em risco
O processo de registo do seguro de responsabilidade civil dos alojamentos locais deverá estar concluído até ao verão de 2026 e poderá resultar no cancelamento de cerca de 45 mil espaços em todo o país, estimou o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda. Na região do Oeste, cerca de 2.600 alojamentos locais já estão em risco por falta de submissão do seguro, enquanto em Lisboa mais de um terço dos registos poderá ser cancelado.
AL em Lisboa com aperto de regras – eis as zonas em contenção total
Na próxima semana, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, vai levar a reunião camarária a proposta de alteração do Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL). E já são conhecidos vários detalhes, como o aperto aos limites de Alojamento Local (AL).
Alojamento Local critica “narrativas simplistas” sobre crise da habitação
A Associação do Alojamento Local em Portugal criticou na passada sexta-feira, dia 14 de novembro de 2025, as “narrativas simplistas” sobre o impacto do setor na habitação e destacou a “indiscutível importância económica” para o país. Um barómetro da Fundação Francisco Manuel dos Santos recentemente divulgado concluiu que a maioria dos portugueses apoia a redução do alojamento local e uma gestão mais controlada do turismo, dando prioridade ao bem-estar dos residentes, mesmo que implique redução nas receitas turísticas.
AL em Lisboa: regulamento municipal vai a discussão a 27 de novembro
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), decidiu agendar a discussão sobre a alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL) para 27 de novembro, recusando o pedido do PS para que o tema fosse debatido esta segunda-feira, dia 17 de novembro.Fonte do gabinete do social-dem
AL em Portugal resiste à sazonalidade e mantém estabilidade no outono
Há boas notícias para os investidores de Alojamento Local em Portugal. Apesar de desafios como os aumentos dos custos operacionais e a crescente incerteza regulatória, este setor do turismo no país cresceu durante o verão e mantém-se estável este outono. Segundo dados da LovelyStay, nos meses de verão, entre junho e setembro, a empresa especializada em gestão de propriedades turísticas registou um volume bruto de reservas de mais de 23,1 milhões de euros, o que represente um crescimento de 8% em comparação com igual período do ano passado.
AL: “Registos fantasma alimentam narrativa de pressão na habitação”
São cerca de 125 mil os registos de Alojamento Local (AL) no país, mas muitos, cerca de 40 mil, não estão ativos. Ou seja, com a atualização que está a ser feita, passarão a ser cerca de 85 mil. Só em Lisboa, a zona do país mais polémica no que diz respeito a espaços de arrendamento de curta duração a turistas, os registos devem passar de 19 mil para 11 a 12 mil. Um processo de limpeza que é visto com otimismo pelos responsáveis do setor, quer para passar a haver uma base de dados mais fiável e ajustada à realidade, quer para esbater o discurso de pressão sobre o mercado da habitação.
AL em Lisboa: suspensão de novos registos continua em vigor
A suspensão do registo de novos estabelecimentos de Alojamento Local em Lisboa continua em vigor, porque o prazo de vigência se encontra suspenso na sequência das eleições autárquicas de 12 de outubro, afirmou o presidente da Câmara Municipal.O prazo quanto à suspensão da autorização de novos regist
Imóveis vazios ganham nova vida: negócio da Limehome cresce em Portugal
Portugal é um dos principais mercados estratégicos para a empresa alemã Limehome, que obteve um crescimento de 25% durante o primeiro semestre de 2025, assinando contratos para três mil novas unidades de alojamento na Europa e registando uma taxa de ocupação superior a 90%.
CML: PSD/CDS trava proposta do PS para manter suspensão do AL
O PS na Câmara de Lisboa propôs, dia 10 de setembro de 2025, a votação da proposta para manter a suspensão do registo de novos estabelecimentos de alojamento local, mas a liderança PSD/CDS-PP recusou por considerar que “poderá estar comprometida na sua legalidade”. A suspensão está em vigor até dia 07 de novembro e serão acautelados todos os procedimentos necessários para que essa suspensão se mantenha até à aprovação da proposta de alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local.
Antigo Quartel das Esquadras vai renascer como hotel ou AL
O antigo Quartel das Esquadras foi construído no século XVIII tendo uma função, sobretudo, militar ao longo da sua vida. Agora, este edifício público localizado no concelho de Almeida, distrito da Guarda, vai ganhar nova vida.
EUA entram no top 5 dos donos de alojamento local em Portugal
A larga maioria do alojamento local em Portugal continua nas mãos de proprietários nacionais, mas os estrangeiros têm vindo a ganhar espaço, destacando-se os cidadãos dos Estados Unidos, que já ocupam o quinto lugar entre os principais detentores de unidades no país. Este aumento coincide com a presença crescente de norte-americanos em Portugal, que em 2024 já somavam 20.959 residentes, quase 50% mais do que no ano anterior.
Hospitalidade e luxo: “Setor está vivo, mas exige mais profissionalismo”
A LovelyStay, empresa portuguesa especializada na gestão de Alojamento Local (AL) e empreendimentos turísticos – está integrada no Ando Living Group, um grupo nacional e europeu com forte presença na hospitalidade e investimento imobiliário –, celebrou recentemente uma década de operação, tendo sido fundada em 2015. Em entrevista ao idealista/news, Miguel Marinho Soares faz uma viagem ao passado e presente da empresa, e do mercado. Sobre o futuro, o Head of Portugal da LovelyStay destaca: “O setor está vivo e com procura, mas exige cada vez mais profissionalismo”.
Empresas já gerem mais de um terço do alojamento local em Portugal
O alojamento local (AL) em Portugal tem sido frequentemente retratado como um negócio familiar, dominado por pequenos proprietários à procura de rendimentos extra. No entanto, os dados mais recentes mostram um peso cada vez maior das empresas no setor. Atualmente, mais de um terço das unidades registadas são geridas por entidades coletivas, algumas responsáveis por centenas de alojamentos para turistas. Apesar disso, muitas destas empresas atuam apenas na gestão, sem serem proprietárias dos imóveis.
Milhares de hotéis europeus vão processar a Booking
Milhares de hotéis europeus preparam-se para processar a Booking, acusando a plataforma de ter causado “prejuízos financeiros substanciais” aos negócios com “práticas abusivas” ao longo de 20 anos. Práticas essas que “distorceram a concorrência no mercado online” a favor da plataforma.
Alojamento local no Funchal: emissão de licenças suspensa por seis meses
A Câmara Municipal do Funchal decidiu esta quinta-feira, dia 7 de agosto de 2025, suspender por seis meses os licenciamentos para alojamento local (AL) em imóveis de habitação coletiva no concelho, anunciou a presidente da autarquia (PSD/CDS-PP). “Trata-se de uma decisão responsável e necessária. Não estamos a revogar licenças já atribuídas, nem a eliminar o alojamento local. Estamos, sim, a garantir que esta atividade se desenvolva de forma equilibrada e regulada”, afirmou Cristina Pedra.