
O pacote Mais Habitação voltou ao Parlamento depois de ter sido vetado pelo Presidente da República. E agora seguem negociações e nova votação. Já a regulamentação das medidas só vai ser decidida depois da votação do Mais Habitação, podendo os decretos específicos ser desenhados pelo Parlamento ou pelo Governo.
Depois de o Presidente da República ter optado pelo veto, o Mais Habitação voltou ao Parlamento para novas negociações e mudanças propostas pela oposição. A reapreciação do diploma, sem alterações, ficou agendada para dia 21 de setembro.
O PS já veio a público dizer que tenciona enviar o diploma a Belém tal e qual como está (uma vez que pode ser aprovado pela maioria absoluta do partido). “Se ficar como está, se verá daqui a duas ou três semanas é devolvido ao Presidente, que é obrigado a promulgar, mas depois há a segunda parte da história“, disse Marcelo Rebelo de Sousa na semana passada. A segunda parte da história é a regulamentação do Mais Habitação que vai passar pelo Presidente da República.
Ainda está por definir como vai ser desenhada a tal regulamentação do Mais Habitação. Enquanto a regulamentação de todas as medidas ficais do pacote vão passar pelo Parlamento, ainda está por decidir se a regulamentação das restantes medidas – como as do Alojamento Local, vistos gold ou arrendamento coercivo – vai ser realizada pelo Governo ou pelo Parlamento, escreve o ECO.
Quando a regulamentação chegar a Belém, Marcelo Rebelo de Sousa terá duas opções em cima da mesa: ou promulga ou veta. Se a regulamentação do Mais Habitação passar pelo Parlamento, o Presidente da República tem 20 dias para decidir. E se optar por vetar, o documento volta ao Parlamento para ser revisto.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta