La Colorada é uma casa nos arredores da Cidade do México, projetada pelo estúdio Pérez Palacios Arquitectos Asociados.
Comentários: 0
Vista exterior
Rafael Gamo

A verdade é que, devido à sua forma, são bastante curiosas e marcantes. Referimo-nos a casas com estrutura em forma de A, também conhecidas como casas A-frame. Estas construções, que se caracterizam pelo seu telhado inclinado em dois lados que se encontram num vértice no topo, têm uma longa história. Acredita-se que os primeiros exemplares deste tipo de moradias foram construídos na Europa no século XII. Estas casas eram usadas por pastores e outros trabalhadores que precisavam de um abrigo leve e fácil de transportar.

casas na natureza
Rafael Gamo

No entanto, a sua popularidade atingiu o seu auge no século XX nos Estados Unidos, onde foram amplamente utilizadas pela primeira vez por movimentos artísticos e arquitetónicos modernistas, que procuravam criar um novo tipo de moradia que fosse mais funcional e esteticamente agradável. A partir dos anos 50, começaram a proliferar, tornando-se um símbolo de vida ao ar livre e liberdade.

casas na natureza
Rafael Gamo

Hoje, encontramos versões que não deixam nada a invejar a outras casas mais convencionais, com formas quadriculadas, como La Colorada, localizada num ambiente arborizado nos arredores da Cidade do México e projetada pelo estúdio local Pérez Palacios Arquitectos Asociados. É uma casa de design única na floresta de Valle de Bravo, composta por dois volumes sobrepostos: as áreas de estar públicas estão localizadas na parte superior, enquanto os espaços privados estão localizados na parte inferior.

casas na natureza
Rafael Gamo

Entre paredes subterrâneas e de vidro

Um dos aspetos mais notáveis desta casa é o uso de elementos subterrâneos para abrigar os quartos, o que proporciona uma sensação única de privacidade e conexão com a natureza circundante. A casa integra-se harmoniosamente no ambiente, cercada por vegetação em todas as direções. "La Colorada é uma residência cuja abordagem gira em torno do destaque dado à natureza e da forma que ela assume para alcançá-la", explicam os seus criadores.

casas na natureza
Rafael Gamo

O nível principal da casa abriga uma área espaçosa, incluindo uma área de estar e jantar semiaberta, uma cozinha e uma sala de família. Estes espaços foram projetados com o mínimo de pegada para criar espaço para um terraço. A construção da estrutura em forma de A foi realizada combinando elementos pré-fabricados no local. As laterais e a parte superior da casa são revestidas de vidro, permitindo a integração visual com o ambiente natural.

casas na natureza
Rafael Gamo

Na parte inferior da casa, cujo acesso é feito através de uma escada submersa no terraço, encontraremos três quartos com casa de banho e um pequeno estúdio. Estes espaços são artisticamente camuflados no chão, proporcionando um refúgio tranquilo cercado pela natureza. O projeto da casa promove interação com o ambiente externo e conexão com a natureza, permitindo que os moradores desfrutem de momentos de tranquilidade e reflexão.

casas na natureza
Rafael Gamo

O exterior da casa tem acabamento em tons escuros, realçado por telhas no telhado que lhe conferem um aspeto distinto. No interior, o design minimalista é combinado com materiais naturais em tons neutros e madeira certificada nas paredes, criando um ambiente acolhedor.

Um aspeto interessante do projeto é o telhado inclinado em forma de A, que não apenas adiciona um elemento estético, mas também serve a uma função prática ao coletar a água da chuva. Essa água é armazenada em reservatório aberto para posterior reutilização, refletindo uma abordagem consciente em relação à sustentabilidade e ao uso eficiente dos recursos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta