Empreendimento terá 96 apartamentos entre lofts e tipologias T2 e T3 na zona do Carvalhido, no Porto.
Comentários: 0
cooperativas de habitação
Foto: Mome

A Mome acaba de lançar o segundo projeto de habitação cooperativa na Invicta. O empreendimento Hera.coop, como foi batizado, terá 96 apartamentos, num investimento que rondará os 32 milhões. O objetivo da gestora profissional de cooperativas de habitação é chegar às 1.500 casas no Grande Porto nos próximos cinco anos, um plano que tem um custo estimado de 700 milhões de euros.

"Sinalizamos o terreno, selecionamos a equipa de projetistas, negociamos a construção e o financiamento e, quando está tudo contratualizado, abrimos a subscrição da cooperativa", refere Francisco Rocha Antunes, presidente executivo da empresa, ao Dinheiro Vivo. Neste modelo, tal como explica, "as pessoas juntam-se para construir uma casa de forma mais económica".

Como funciona este modelo? Segundo Francisco Rocha Antunes, cada pessoa entra com 200 euros para garantir a sua quota no capital social, sendo a adesão realizada por ordem de manifestação de interesse. Depois, é assinado o contrato promessa de compra e venda, momento em que será necessário entregar um sinal de 30%.

No caso do Hera.coop, adianta, "a construção será híbrida, parte substancial será off-site [em fábrica”. “Iremos utilizar o betão só no estritamente necessário, com o objetivo de termos um edifício carbono neutro", refere.

O objetivo da marca, tal como explicou numa entrevista ao idealista/news, é num horizonte de cinco anos, "construir cerca de 1.500 novas casas, dinamizando entre quatro e cinco novas cooperativas por ano a partir de 2024, num total de investimento cooperativo de 700 milhões de euros”. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta