Empresa MOME tem projetos em Gaia e no Porto e pretende construir casas com preços 15% a 20% abaixo dos praticados no mercado.
Comentários: 0
Cooperativas em Portugal
Foto de Milivoj Kuhar na Unsplash

Numa altura em que a oferta de habitação para a classe média portuguesa está na ordem do dia, a MOME, empresa de gestão profissional de cooperativas que está a arrancar com projetos em Vila Nova de Gaia e no Porto, pretende construir casas com preços 15% a 20% abaixo dos praticados no mercado.

Segundo o Expresso, a empresa arranca com dois projetos que representam um investimento de cerca de 38 milhões de euros. Serão ao todo 49 fogos, que ficarão concluídos em 2024.

“A MOME foi criada em 2021 e quer utilizar a experiência de 30 anos da Mais Urbano em montar negócios imobiliários e aplicá-la à gestão profissional de cooperativas”, disse Francisco Rocha Antunes, administrador da Mais Urbano, empresa de desenvolvimento de projetos imobiliários e fundador da MOME, citado pela publicação. 

Trata-se de um projeto que se inspira no mercado cooperativo espanhol, sendo que só em Madrid há 25 gestoras profissionais, acrescentou. 

De acordo com Francisco Rocha Antunes, a MOME identifica o terreno, faz o Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV), desenvolve o projeto de arquitetura e negoceia a empreitada e o financiamento bancário. Depois, abre a cooperativa a quem quiser inscrever-se. “Pré-contratualizamos tudo, com duas condições: uma é a compra final do terreno outra é a integral subscrição da cooperativa”, explicou. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta