
Embora, à primeira vista, possa não parecer muito comum, os campos de treino serviram de inspiração, em mais de uma ocasião, para a arquitetura. Essa inspiração vem da ideia de que os 'bootcamps' são lugares onde a disciplina, a camaradagem e o autoaperfeiçoamento são promovidos, o que se reflete no projeto de estruturas arquitetónicas de várias maneiras. De facto, podemos encontrar alguns exemplos notáveis criados por arquitetos renomados, como, entre outros, a Villa Savoye de Le Corbusier, que abraça funcionalidade e simplicidade; a Escola de Design de Ulm de Max Bill, que enfatiza a disciplina e a funcionalidade; o Pavilhão de Barcelona, de Mies van der Rohe, que reflete a austeridade desses espaços.
Seguindo esses princípios, encontramos a Casa Karuizawa, localizada no pitoresco cenário de Karuizawa, Japão. É uma verdadeira joia da arquitetura minimalista projetada pelo talentoso arquiteto Takahiro Endo. Soma-se a isso o fantástico ambiente que o esconde entre a vegetação exuberante, o que permite oferecer aos seus moradores um refúgio tranquilo e sereno.

A Casa Karuizawa estende-se por aproximadamente 200 m2, seguindo o contorno do terreno de norte a sul. Esta escolha de projeto foi feita com o objetivo de maximizar a sua conexão com a floresta deslizando suavemente para o leste. O projeto vai além da simples construção plana original, abraçando a inclinação natural característica da região.
Adaptado às ondulações do terreno
A estrutura resultante é um edifício de um único nível, cuidadosamente pensado para acomodar as ondulações do terreno. Com uma orientação principal para o leste, o comprimento de 30 metros é caracterizado por colunas e portas de correr feitas de alumínio, que permitem aos moradores mergulhar sem esforço no ambiente da floresta. Do ponto de vista estrutural, o tejadilho exterior amplo e leve é habilmente equilibrado com um tejadilho interior mais sólido, garantindo estabilidade.

O que torna a Casa Karuizawa excecional é seu foco em espaços comuns. Os amplos terraços adjacentes à área familiar, que inclui quartos para cada uma das quatro famílias, tornam-se centros movimentados de atividade, desempenhando vários papéis, como salas de estar, entradas, terraços e áreas de secagem de roupas.

Diferentes níveis
Plataformas escalonadas promovem uma sensação de pertença e conectividade, permitindo que os ocupantes experimentem a inclinação natural do terreno organicamente. Destaca-se o uso de betão em vários níveis, reforçando ainda mais a profunda conexão do edifício com o terreno circundante.

Com o seu design minimalista e integração perfeita na paisagem circundante, é um tributo à beleza de Karuizawa e um santuário para aqueles que procuram um refúgio verdadeiramente único no meio da natureza japonesa. Um lugar onde memórias inesquecíveis podem ser criadas e experimentar a serenidade que só a natureza pode oferecer onde a conexão mais absoluta com o ambiente natural é possível.

Para poder comentar deves entrar na tua conta