A M House foi projetada pelo estúdio Office Ryu Architect. Remodelou o espaço existente, acrescentando m2 à estrutura original.
Comentários: 0
casas modernas
Takashi Uemura, Ryusuke Suzuki

A M House é uma residência minimalista localizada em Aichi, no Japão, projetada pelo estúdio Office Ryu Architect. Originalmente, a casa foi solidamente construída com paredes de betão armado e uma estrutura que se manteve sólida ao longo do tempo. No entanto, apesar da durabilidade demonstrada, a casa foi desafiada pela situação do telheiro de madeira e pela presença de algumas árvores de porte considerável na face sul, originando um ambiente fechado.

casas no Japão
Takashi Uemura, Ryusuke Suzuki

Foi isto, a par de instalações envelhecidas, que levou o proprietário a assumir a necessidade de proceder à sua reabilitação para conseguir um espaço mais acolhedor e funcional. Claro, preservando a sólida estrutura, tal como explica o Office Ryu Architect.

casas peculiares
Takashi Uemura, Ryusuke Suzuki

Ao princípio, a estrutura de betão armado cobria 105 m2. Foram acrescentados 25 m2 para acomodar as necessidades modernas de uma área de jantar e cozinha (16 m2) e casa de banho (9 m2), enquanto a sala e os quartos foram localizados dentro da estrutura de betão armado existente. 

arquitetura
Takashi Uemura, Ryusuke Suzuki

Num ambiente marcado pela existência de fábricas e ruas movimentadas, a ideia do projeto não foi apenas proteger-se do meio ambiente, mas também criar uma atmosfera aberta em toda a casa. Optou-se pela ampliação com remodelação da fachada sul. A face sul da estrutura de betão armado foi rodeada por uma cerca de madeira em toda a sua extensão, deixando a área de estacionamento do lado de fora.

decorar interiores
Takashi Uemura, Ryusuke Suzuki

A metade oeste foi transformada em jardim, enquanto a parte leste foi projetada para abrigar a cozinha e a área de refeições. O espaço de jantar foi pensado para ser aberto e arejado, em estilo loft, sustentado por elegantes colunas de parede, criando uma sensação de amplitude e conexão com o entorno. Também interessante é o telhado inclinado em forma de L construído sobre a cozinha, envolvendo o espaço de convivência. As dimensões do telhado inclinado e da cerca de madeira foram determinadas tendo em conta a exposição ao ambiente circundante.

Partes da varanda existente foram demolidas e a sua extremidade redesenhada com a mesma secção transversal em forma de R de antes, enfatizando a independência da forma. Para garantir que a varanda, a nova cerca de madeira, o telhado inclinado e as colunas da parede partilhassem uma presença igual, as escalas, formas e acabamentos foram cuidadosamente considerados.

cozinhas diferentes
Takashi Uemura, Ryusuke Suzuki

O resultado é uma transformação impressionante da M House, onde a estrutura original de betão  armado mistura-se harmoniosamente com elementos de madeira e um layout aberto. A renovação permitiu criar um ambiente luminoso e espaçoso no interior da casa, contrariando a anterior sensação de confinamento. A atenção meticulosa aos detalhes estéticos e funcionais contribuiu para este resultado interessante. O desenho cuidadosamente calculado da inclinação do telhado e da cerca de madeira garante uma integração perfeita com o ambiente circundante, preservando a independência da forma original da varanda.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta