Taxas de juro sobem no Japão

Banco do Japão sobe taxas de juro pela primeira vez em 17 anos

O Banco do Japão (BoJ) subiu esta terça-feira (19 de março de 2024) a taxa de juro de referência a curto prazo para 0,1%, pela primeira vez desde 2007, anunciou a instituição. O conselho de política monetária do banco central japonês tomou esta decisão depois de analisar a dinâmica entre o aumento dos salários e dos preços na quarta maior economia do mundo e considerar que agora é possível alcançar o objetivo de inflação de 2% ao ano "de forma sustentável e estável".

Uma casa de sonho japonesa de design sustentável e minimalista

A agricultura regenerativa é uma forma de agricultura que procura alcançar um reequilíbrio entre o homem e a natureza. Sem dúvida, o papel da nossa espécie ao longo do tempo alterou a relação entre o nosso ambiente e nós próprios, pelo que, com base nesta afirmação, esta forma de agricultura visa implementar medidas que promovam práticas mais sustentáveis baseadas na simbiose entre todas as espécies que habitam um território.

Banco do Japão mantém juros inalterados - mas pondera subir taxas

O Banco do Japão (BoJ) optou na terça-feira, dia 19 de dezembro, por manter as principais medidas da política monetária, como previram analistas, numa altura em que a moeda japonesa, o iene, recuperou face ao dólar norte-americano, depois de o banco central ter admitido ter vários opções para subir as taxas de juro a valores positivos no futuro.
Casas mais caras em Tóquio

Preços das casas em Tóquio disparam para níveis da bolha de 1980

Os preços das casas em Tóquio estão a atingir níveis nunca antes vistos desde a bolha imobiliária de 1980. Segundo dados da consultora Tokyo Kantei, o preço por m2 atingiu 1,62 milhões de ienes (10.247 euros) no terceiro trimestre de 2023, um valor acima do máximo de 1,4 milhões de ienes (8.861 euros) registado em 1990. E o preço médio dos novos apartamentos atingiu um recorde, chegando aos 88,7 milhões de ienes (560 mil euros) no primeiro semestre. A UBS alerta que a habitação tornou-se inacessível para a maioria da população da cidade.
House in Yagoto: esta casa parece flutuar subtilmente no ar, no Japão

House in Yagoto: esta casa no Japão parece estar a "flutuar"

Podemos encontrar esta pequena e aconchegante casa com o nome House in Yagoto, numa colina residencial na cidade de Nagoya, Japão. A casa está situada numa encosta rodeada de vegetação e natureza com uma copa de árvores em redor e uma floresta localizada no seu limite norte.