
A falta de habitação está a fazer com que apartamentos e moradias com muitas divisões estejam a ser transformados em casas mais pequenas. Objetivo é reduzir custos e aumentar a rentabilidade dos proprietários.
Várias empresas e autarquias estão a converter imóveis antigos e/ou degradados nos centros das cidades em prédios habitacionais com vários apartamentos, tal como relata o Expresso.
Vítor Ribeiro, da construtora Duality, que tem estado a operar neste mercado, diz ao jornal que esta “capacidade de reimaginar e adaptar espaços para novas funções” pode ter impacto na resposta à falta de habitação.
A autarquia de Viseu é um dos vários exemplos destacados pela publicação. A autarquia está a comprar vários edifícios antigos e degradados para colocá-los no mercado de arrendamento. Até ao momento, o município já recuperou 18 casas no centro, que foram transformadas em 34 apartamentos.
É possível encontrar outro caso em Viana do Castelo. A construtora Reabilitar Viana conta que começou com um apartamento e que hoje tem, quer em frase de projeto ou já prontos a habitar, 100 apartamentos localizados em prédios antigos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta