
Portugal é conhecido pelas suas praias que dão paisagens dignas de fotografias, mas o charme do país vai muito mais além. É nos lugares mais escondidos que se descobrem os verdadeiros encantos. De norte a sul, no continente e nas ilhas, não faltam opções para descobrires lugares incríveis, onde a vista nos presenteia com as cascatas mais bonitas de Portugal, que são verdadeiramente surpreendentes.
Com sua rica diversidade natural, Portugal é o lar de algumas das cascatas mais espetaculares do mundo. A viagem à procura das "Cascatas mais bonitas de Portugal" é um convite para te conectares com a natureza e experimentares a cultura única deste país encantador.
Cascatas no continente: encanto de cortar a respiração
Se estás a planear um fim de semana de aventura no meio da natureza, com um grupo de amigos ou até mesmo só com a tua cara metade, não te vais arrepender de escolher um destes destinos.
Cascata Faia d'Água Alta

A cascata da Faia d’Água Alta localiza-se na freguesia da Bemposta, e é um dos pontos mais atrativos de Bragança. Perto da povoação de Lamoso, encontra-se esta impressionante cascata que se precipita de uma altura de 35 metros, por 10 metros de largura e proporciona uma beleza à qual ninguém fica indiferente.
Com origem na ribeira de Lamoso, que nos períodos de chuva aumenta o caudal e proporciona esta maravilha que deve ser visitada. Para ver a cascata no seu expoente máximo sugerimos a visita de outubro a maio.
Além da cascata, existe um percurso pedestre do Parque do Douro Internacional que circunda esta beleza natural e permite desfrutar de toda a vista panorâmica deste local. Para os mais aventureiros podem sempre esticar umas cordas e fazer escalada no rochedo que enforma e proporciona esta queda de água.
Frecha da Mizarela: a mais alta de Portugal

A Frecha da Mizarela, é uma queda de água localizada na Serra da Freita, a uma altitude de cerca de 910 metros. Fica junto à aldeia da Mizarela, nas imediações de Albergaria da Serra.
Alimentada pelas águas do rio Caima, e com cerca de 75 metros de altura, é a mais alta cascata de Portugal Continental e uma das mais altas da Europa. A formação desta queda de água deve-se à abundância de granito e xisto no local. Como o granito é mais resistente à erosão do que o xisto, ao longo do tempo formou-se um desnível que deu origem a esta cascata. Também a orientação dos sistemas de falhas influenciou a formação desta escarpa.
Nesta cascata, o rio Caima despenha-se a mais de 60 metros de altura, primeiramente numa queda comprida e bastante a pique, depois, em quedas mais pequenas.
Para os amantes da natureza, a visita à Frecha da Mizarela é uma oportunidade única de testemunhar a grandiosidade das cascatas em Portugal. A área circundante oferece trilhos para caminhadas que permitem explorar a rica biodiversidade da região e, com sorte, avistar algumas das espécies endémicas que ali habitam.
A sua localização, próxima à nascente do Caima, na freguesia de Albergaria da Serra, torna-a acessível para todos aqueles que desejam contemplar sua majestade, onde também podes encontrar casas de férias em Albergaria da Serra, para passares um fim de semana e aproveitares para te divertires e descansares.
A cascata da Cabreia: oásis de frescura no centro de Portugal

Em Sever do Vouga, a Cascata da Cabreia oferece um refúgio verdejante onde as águas do rio Mau caem graciosamente, criando um ambiente perfeito para relaxar e se refrescar. Rodeada por uma densa vegetação e com infraestruturas como mesas e bancos para piqueniques, esta cascata é o local ideal para um dia em família ou para simplesmente fugir do calor do verão.
A Cascata da Cabreia não é apenas um local de beleza natural, mas também um espaço de lazer onde se pode desfrutar da tranquilidade e do som relaxante das águas caindo. Além disso, a região oferece outras atrações como trilhos para caminhadas e a possibilidade de explorar a flora local.
A Cascata do Arado: aventura nas águas cristalinas do Gerês
Uma das mais belas quedas de água do Parque Nacional da Peneda Gêres situa-se na aldeia de Ermida, freguesia de Vilar de Veiga e é proporcionada pelo Rio Arado. A Cascata do Arado é uma das mais visitadas na época de verão. Não só por se situar a uma altitude de 900 metros mas também pela sucessão de cascatas de águas cristalinas que encaram em perfeita sintonia a dura rocha criando um lago límpido. Cenário que fascina quem contempla este fenómeno da natureza.
A Cascata do Arado é um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo e para aqueles que procuram escapar do cotidiano urbano. Com suas águas refrescantes e trilhas que serpenteiam pela vegetação densa, proporciona uma experiência única de aventura e descoberta. Além disso, a região do Gerês é rica em biodiversidade, o que permite aos visitantes observar uma variedade de espécies animais e vegetais enquanto exploram uma das cascatas mais bonitas de Portugal.
No Gerês encontras muitas opções de casas de férias para passares com a tua família ou um fim de semana com amigos.
Queda do vigário

A Queda do Vigário é uma queda de água da ribeira de Alte, que nasce na Quinta do Freixo, junta-se com a ribeira de Algibre perto de Paderne, formando a ribeira de Quarteira. Despenha-se a pique a 24 metros de altura caindo num grande lago que se assemelha a um alguidar, num local de grande beleza natural.
Construída no século XVII para conduzir as águas da ribeira para o Tanque Grande e daí regar o pomar do Morgado. O espaço sofreu remodelações recentes, tornando-o ainda mais aprazível e propicio a momentos de lazer.
O Algarve é sempre um ótimo sitio para visitar no verão, aqui sugerimos algumas opções de alojamentos para passares as tuas férias.
As cascatas únicas das ilhas portuguesas
As cascatas como a Ribeira Quente, em São Miguel, transformam-se em fenómenos naturais inesquecíveis, onde as águas termais encontram a natureza vulcânica. A beleza destas cascatas é realçada pela singularidade da paisagem insular, onde a força do Atlântico se encontra com a tranquilidade das florestas densas e a riqueza da biodiversidade local.
Além da Ribeira Quente, as ilhas portuguesas abrigam outras maravilhas como o Véu da Noiva na Madeira, uma cascata que parece descer do céu, envolta em mistérios e lendas. Estes lugares são pequenos paraísos escondidos que aguardam ser descobertos por aqueles que se atrevem a sair do mainstream do turismo e mergulhar nas profundezas da natureza.
Visitar estas cascatas é uma experiência que combina aventura, relaxamento e a oportunidade de testemunhar uma harmonia perfeita entre os elementos naturais.
Cascata da Ribeira Quente
A Cascata da Ribeira Quente é uma queda de água localizada na freguesia da Ribeira Quente, no concelho da Povoação, em São Miguel.
De origem termal, facto que confere às suas águas características especificas a nível da sua composição química, inicia em nascentes no interior da ilha. Ao chegar à Ribeira Quente e devido às acentuadas curvas de nível existentes nas montanhas de acentuado declive que circunda esta localidade, precipita-se em cascata formando-se em diferentes locais.
É caracterizada por ser de água potável, apesar das suas características termais.
Cascata Salto do Cabrito

Situada, também, em São Miguel, com uns impressionantes 40 metros de altura e na sua base forma uma lagoa maravilhosa de águas límpidas e cristalinas.
Ao contrário do que acontece com grande parte das cascatas de São Miguel, o acesso à lagoa do Salto do Cabrito está longe de ser complicado. É possível ir de carro até praticamente ao lado da cascata, visto que foi criado um estacionamento junto à vizinha central hidroelétrica. Contudo, os últimos 700 metros da estrada são mesmo muito íngremes.
Cascata Véu da Noiva

Localizado na antiga estrada que estabelece a ligação entre São Vicente e o Seixal, fica um dos pontos da costa norte da ilha da Madeira. Falamos da emblemática Cascata do Véu da Noiva, cuja beleza pode ser admirada a partir do miradouro do Véu da Noiva. Através deste miradouro é, então, possível admirar com toda a serenidade desta paisagem.
A cascata projeta-se pela encosta abaixo, em direção ao mar, e foi assim batizada devido à sua altura e à grande abundância de água que dela jorra. Assemelha-se, pois, ao romântico véu de um vestido de noiva, contrastante com a sua envolvência verdejante.
Esta cascata é, na verdade, a foz suspensa da ribeira de João Delgado, resultante de um recuo rápido da costa em função de um processo de erosão vertical. A sua elegância é indescritível e, como tal, atrai a este observatório um número crescente de curiosos. Um local emblemático da costa norte madeirense onde encontras casas de férias para desfrutares em família ou com amigos.
Cascata dos Anjos: o ex-libris da ilha da Madeira
Localizada na Ilha da Madeira, possui 90 metros de altura. É uma cascata pitoresca que cai de um penhasco sobre a estrada costeira, desaguando no mar logo abaixo. O local é considerado um bom destino para levar crianças e está aberto 24 horas por dia.
No traçado que liga Ponta do Sol a Madalena do Mar e Calheta, a cascata surge como um ex-libris, cortando a estrada em sua plenitude. A água, de pureza cristalina, desce com vigor, procurando o seu destino no vasto oceano atlântico.
Para poder comentar deves entrar na tua conta