Projeto de requalificação da escola prevê a construção de um auditório, uma biblioteca e uma nova portaria.
Comentários: 0
Obras em escolas
Escola Secundária du Bocage, Setúbal Google Maps
Lusa
Lusa

Um estudo prévio da Câmara Municipal de Setúbal para a requalificação da Escola Secundária du Bocage prevê um investimento superior a 21 milhões de euros, incluindo a reabilitação do edifício e dos espaços exteriores do estabelecimento de ensino.

Segundo revelou esta quarta-feira, dia 12 de junho, a autarquia sadina em nota de imprensa, o estudo prévio, apresentado na sexta-feira à comunidade educativa, já foi aprovado pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, estando agora os serviços municipais a preparar o lançamento do concurso para a realização dos projetos de arquitetura e de especialidades.

“A autarquia aguarda agora que o Governo tome decisões relativamente às fontes de financiamento, para que o processo avance em definitivo”, lê-se na nota.

A requalificação da Escola Secundária du Bocage, que também prevê a construção de um auditório, uma biblioteca e uma nova portaria, é uma das obras previstas no âmbito da transferência de competências na área educativa, em que o Ministério da Educação transferiu sete escolas do Estado para a esfera do município de Setúbal em 01 de abril de 2022.

Segundo é referido na nota, na apresentação do projeto de requalificação da Escola Secundária du Bocage à comunidade educativa, o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins (CDU), lembrou que quatro das sete escolas transferidas para a esfera do município “estavam em muito mau estado de conservação”. E, por isso, a autarquia “aceitou a transferência de competências sob protesto, por não haver as correspondentes dotações financeiras para fazer frente às novas responsabilidades”.

“Nunca esteve em causa as câmaras municipais receberem novas competências, o que está em causa é a forma como se fez. Não estavam criadas as condições para exercermos as competências, porque as novas responsabilidades não vinham acompanhadas da respetiva capacidade financeira. Hoje, pelo que se passou, temos a certeza de que as razões que invocámos tinham razão de ser”, disse André Martins, citado na nota.

Ainda de acordo com a nota do município, tal como a Escola Secundária du Bocage, a Escola Básica 2,3 de Aranguez também necessita de obras importantes.

Além disso, é acrescentado, a requalificação das escolas básicas 2,3 Barbosa du Bocage e de Azeitão exige a construção de “edifícios totalmente novos”, obras que não estavam previstas inicialmente e que só terão sido consideradas após grande pressão da autarquia.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar